Uso do ar-condicionado requer cuidados para preservar a saúde

domingo, 01 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O verão de 2015 já atingiu recordes históricos de calor em várias partes do país, o que vem exigindo o uso constante dos aparelhos de ar condicionado. Presente nas residências, veículos, escritórios e meios de transporte, o equipamento vem se tornando um item essencial para amenizar as altas temperaturas nos dias mais quentes. Especialistas alertam, entretanto, que seu uso pode agravar problemas respiratórios pré-existentes e aumentar a incidência de doenças alérgicas, devido a temperatura e a precária circulação. Outro risco são as infecções provocadas por bactérias alojadas no reservatório do aparelho, como a legionela, que causa infecção pulmonar.

Para se prevenir desses problemas, a principal recomendação é investir em uma manutenção adequada do ar-condicionado através da limpeza e troca periódica dos filtros. Isso contribui para um bom funcionamento do aparelho e inibe a propagação de bactérias. Outro cuidado importante para se proteger das doenças propagadas pelo ar-condicionado é manter um estilo de vida saudável, alimentação adequada, atividades físicas e, principalmente, a hidratação. Confira abaixo outras dicas importantes para quem quer se proteger dos possíveis problemas que podem ser causados pelo equipamento:


Dicas para se proteger

- Ficar exposto durante muito tempo ao condicionador de ar é prejudicial à saúde. O ideal é ventilar o local sempre que possível, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas, como no ambiente de trabalho, academias ou meios de transporte (ônibus de viagem, por exemplo).

- Durante o sono, é recomendável colocar uma bacia de água ou pano úmido próximo à cama. Assim o ar permanecerá adequado para uma noite tranquila. Dormir com o aparelho ligado não é recomendável para pessoas que possuem quadro alérgico ou problemas respiratórios.

- Modelos mais recentes possibilitam a opção de corrigir a umidade do ar. A escolha certa do aparelho na hora da compra pode ser uma aliada à saúde. No carro, vale verificar o manual do fabricante do ar-condicionado e checar as informações referentes ao tempo correto para limpeza ou troca de filtro. É importante esse cuidado, uma vez que as pessoas passam muito tempo dentro do veículo, principalmente em cidades com trânsito intenso e neste período de férias.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade