Espetáculos encerraram o Festival de Folia de Reis em Conselheiro

terça-feira, 27 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Espetáculos encerraram o Festival de Folia de Reis em Conselheiro
Espetáculos encerraram o Festival de Folia de Reis em Conselheiro

Mais uma vez a Praça Lafayette Bravo Filho, no centro de Conselheiro Paulino, foi palco do tradicional Festival de Folia de Reis. O evento deste último fim de semana, 24 e 25, reuniu foliões de Nova Friburgo e de outros municípios, como Santa Maria Madalena e Duas Barras, e contou com um público de centenas de pessoas.

A Folia de Reis é uma tradição católica nos meses de dezembro e janeiro para celebrar os Três Reis Magos — Baltazar, Belquior e Gaspar —, personagens que, no cristianismo, presentearam Jesus logo após o seu nascimento. Além dos músicos, do mestre e contramestre de folia e da bandeira que o grupo carrega para relembrar a história dos Reis Magos, a comemoração também conta com a presença do tradicional palhaço — personagem que usa roupas coloridas, máscara e é o responsável por abrir passagem para a Folia, recitar poesias e citar passagens bíblicas. 

O Festival de Folias de Conselheiro Paulino existe há mais de 40 anos e há 14 é organizado pela Associação de Grupos de Folias de Reis em parceria com a Secretaria municipal de Cultura. Normalmente, a manifestação festiva acontece até o dia 6 de janeiro, quando terminam as comemorações natalinas, mas em Conselheiro o evento é organizado de forma a ser apresentado nas proximidades do dia do padroeiro do estado, São Sebastião, em 20 de janeiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Folia de Reis
Publicidade