Núncio apostólico participa de eventos da Diocese e inaugura altar da Catedral

domingo, 25 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Núncio apostólico participa de eventos da Diocese e inaugura altar da Catedral
Núncio apostólico participa de eventos da Diocese e inaugura altar da Catedral

Fotos: Lúcio Cesar Pereira 

A Diocese de Nova Friburgo recebeu um visitante ilustre no último fim de semana. O núncio apostólico Dom Giovanni d’Aniello, representante do Papa Francisco no Brasil, esteve em paróquias e participou de uma série de eventos como missas, encontros e inaugurações a convite do bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso. Destaque para as comemorações pelos 145 anos de fundação da Catedral São João Batista, onde Dom Giovanni celebrou missa na noite de domingo, 25, e participou da inauguração das obras de restauração da igreja, cuja pintura original do altar foi feita há cerca de 100 anos pelo italiano Alberto Martignoni. Autoridades, convidados e fiéis lotaram a igreja para a celebração, que foi marcada pelo clima de fé e confraternização.

O núncio apostólico chegou a Nova Friburgo na última sexta-feira, 23, e seguiu para Cantagalo, onde às 19h presidiu missa com as lideranças leigas da Diocese de Nova Friburgo na Paróquia Santíssimo Sacramento. No sábado, 24, cumpriu compromissos na Região dos Lagos e retornou à cidade no domingo, 25, onde participou pela manhã de um encontro com os seminaristas no Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, no Tingly. No fim da manhã, o representante do Papa esteve com religiosos na casa feminina dos Arautos do Evangelho, no Cascatinha. 

Outro ponto alto da visita do representante do Papa à cidade foi a recepção oficial promovida na tarde de domingo pela Prefeitura no salão social do Country Clube. Apesar da ausência de figuras do meio político e social do município, o prefeito Rogério Cabral, o presidente do Legislativo, Marcio Damazio, e algumas outras autoridades estiveram com Dom Giovanni, que esbanjou carisma e simpatia. A diretora do jornal A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura, também marcou presença na recepção.

Durante o encontro no Country Clube, a banda sinfônica Campesina Friburguense fez uma apresentação especial para o núncio, com um repertório de clássicos da música brasileira que agradou em cheio. Sob regência do maestro Marcus Almeida, os componentes da banda mostraram a excelência da música friburguense, a simpatia e o acolhimento de um povo de fé, como destacou o vigário geral da diocese e pároco da Catedral, padre Marcus Vinícius de Macedo. 

A agenda de compromissos de Dom Giovanni na cidade durante o último domingo incluiu ainda a inauguração do dispensário de medicamentos, que fica na Rua Augusto Spinelli, anexo ao Colégio Nossa Senhora das Dores, e das novas instalações do Ambulatório Bento XVI, que está localizado na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira e passa a contar com sete consultórios. A visita do religioso foi encerrada com um jantar no Sanatório Naval, que reuniu autoridades dos 19 municípios que compõem a Diocese de Nova Friburgo.

 


 

A pintura original do altar foi feita há cerca de 100 anos pelo italiano Alberto Martignoni

   

Dom Giovanni d’Aniello, representante do Papa Francisco no Brasil, celebrou missa na noite de domingo na Catedral


Embaixador do Papa

Dom Giovanni d’Aniello foi nomeado núncio apostólico no Brasil pelo Papa Bento XVI, antecessor do Papa Francisco, em fevereiro de 2012, e pela primeira vez esteve em visita oficial a Nova Friburgo e alguns outros municípios que integram a diocese. O religioso nasceu em Aversa (Itália) e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em direito canônico e ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às representações pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado núncio apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010 foi transferido para a Tailândia e Camboja de onde foi removido para o atual posto.

 

A diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura, esteve presente à recepção oferecida ao religioso no Country Clube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religião | Catedral São João Batista
Publicidade