Dos 9 aos 90 faz Clube de Xadrez reviver grandes bailes

Clube da Música recebe a banda e transforma a noite numa grande festa
domingo, 25 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Dos 9 aos 90 faz Clube de Xadrez reviver grandes bailes
Dos 9 aos 90 faz Clube de Xadrez reviver grandes bailes

Texto e fotos: Liliana Sarquis

Quem gosta de carnaval e já passou dos 40, certamente tem boas lembranças dos bailes que aconteciam nos clubes de Nova Friburgo décadas atrás. Na última quinta-feira, 23, a banda Dos 9 aos 90 matou um pouco essa saudade, ao fazer um ensaio à beira da piscina do Clube de Xadrez, outrora palco de grandes festas de Momo. 

A noite começou com a apresentação do Clube da Música, grupo de amigos que se reúne para tocar samba de raiz e MPB. A animação já era grande quando a banda iniciou a apresentação, transformando o local num grande baile: Máscara Negra, Mamãe Eu Quero, Índio Quer Apito, O Teu Cabelo Não Nega faziam parte de um repertório que contou também com sucessos de Ivete Sangalo e até músicas infantis, como a He-Man, interpretada pelo grupo Trem da Alegria, na década de 80, e que conta a história do herói louro do desenho animado. Não faltou gente, já com seus cabelos brancos, levantando uma imaginária espada. 

"Não posso dizer outra coisa, a não ser que esta banda é ma-ra-vi-lho-sa!”, afirmou Iolanda dos Santos Correia, sem parar um minuto de dançar e cantar. "Sou de Santa Maria Madalena, terra da Dercy, mas moro aqui em Olaria. Desde que essa banda se formou, participo dos ensaios e dos desfiles”.

Há doze fazendo a alegria dos foliões, a Dos 9 aos 90 é composta por 50 músicos, mas o número de foliões que a seguem nos ensaios e também nos desfiles na Alberto Braune aumenta. "Um grupo de pessoas, entre elas eu e o Cláudio Lamblet, resolvemos fundar uma banda que desfilasse às segundas e terças de carnaval, por serem esses dias os mais fracos. Pensamos, então, em resgatar os carnavais antigos e aí  foi criada, em 3 de março de 2003, na Avenida Campesina, a Banda dos 9 aos 90”, conta Clovis Aparício , um dos fundadores do grupo, explicando que os desfiles não seguem nenhum enredo, a não ser o da alegria e descontração. Sendo assim, a madrinha da banda não poderia deixar de ser outra pessoa: Marly Pinel. "Sempre participei da banda. Eu, o Cláudio (Lamblet) e o Maguinho (Carlos Magno, diretor da Banda Sinfônica Campesina Friburguense) e outras pessoas conversamos muito para criá-la. A Dos 9 e 90 é muito boa. Não tem nada melhor, desfilar nesta banda é maravilhoso”, disse a colunista social, com a alegria e energia que lhe são peculiares. "Friburgo tem muito que se orgulhar desta banda”, complementou Maria da Conceição Toledo.

Mesmo após o término do ensaio da banda, a animação não diminuiu, já que o Clube da Música voltou com seu repertório eclético, prorrogando a ida para casa de dezenas de pessoas. Já era quase meia-noite quando, enfim, os músicos conseguiram terminar a apresentação. 

O Clube da Música se reúne todas as quintas, a partir das 19h30, no Clube de Xadrez. Já a Banda dos 9 aos 90 realiza seu próximo ensaio na próxima sexta, 30, às 19h, no bar da piscina da Sociedade Esportiva Friburguense. 

 

Clóvis, um dos fundadores,  se orgulha pelos 12 anos de sucesso da banda

Marly Pinel, a madrinha alto-astral

Iolanda, com Clóvis e o trombonista Renatinho



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade