Friburguense tira 1000 na redação do Enem

Morador do distrito de Mury conta que passou dois anos se preparando para o exame
domingo, 25 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Friburguense tira 1000 na redação do Enem
Friburguense tira 1000 na redação do Enem

Texto: Lucas Vieira / Foto: Amanda Tinoco

No auge de seus 18 anos, Pedro Antônio Gomes Costa realizou um feito para poucos: o jovem, morador do oitavo distrito de Nova Friburgo, Mury, conseguiu alcançar nota máxima no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) atingindo os quase impossíveis mil pontos. 

A preparação foi muito intensa, mas deu um ótimo resultado. O rapaz conta que deixou de fazer muitas coisas por causa do Enem. "É preciso se privar da vida pessoal para pôr a profissional em primeiro lugar. Tive que abrir mão de festas, de sair com amigos, para poder estudar. Mas também não dá para abrir mão de tudo, senão você surta. É muita matéria, você tem que ter uns dias para folgar, abrir uma exceção”, explicou. 

O jovem também contou que, mesmo tendo que abrir mão das coisas que gosta de fazer, não mediu esforços para alcançar a nota e que chegava a passar o dia inteiro dentro da escola estudando: "Nesses dois anos, eu praticamente vivia no colégio. Tinha aula de manhã e à tarde e, de agosto a novembro, ficava das 7h até 22h40, estudando em salas vazias ou então assistindo aulas em outras turmas”.

Gabaritar a redação foi um resultado inesperado, segundo Pedro: "Não esperava mesmo tirar mil. As pessoas esperam tirar zero mas não esperam acertar tudo, porque a correção é muito criteriosa, às vezes passa por três corretores. Foi uma grande surpresa para mim”.

O tema da redação desse ano não foi um dos que o exame costuma aplicar, segundo o futuro acadêmico. Em vez de temas cotidianos, os organizadores do concurso optaram por um tema menos difundido: a publicidade infantil. "O tema escolhido esse ano foi totalmente diferente dos trabalhados anteriormente, porque eles geralmente trazem questões bastante comentadas no cotidiano e dessa vez não foi um assunto muito comum. Na redação, eu relacionei a publicidade com seus efeitos tanto na saúde quanto na educação das crianças, pois ela poderia afetar diversos quadros, como desencadear doenças quando são relacionadas a alimentos não saudáveis, por exemplo”, contou Pedro, que tirou na média geral a alta pontuação de 799,17.


FUTURO

Com essa nota, Pedro pretende agora entrar no curso de medicina para, futuramente, tornar-se especialista em infectologia. "Desde o ensino médio eu queria fazer medicina. Comecei a pensar no que queria para a minha vida e decidi que era ser médico. É muito complicado escolher o que você quer para sua vida inteira sendo tão imaturo e jovem, mas optei por uma carreira que engloba minhas duas matérias favoritas na escola, biologia e química, e também é uma profissão em que posso fazer diferença na vida das pessoas e ajudá-las.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: enem | Educação
Publicidade