Em visita a Friburgo, Dom Giovanni reinaugura pintura original da Catedral

domingo, 25 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Em visita a Friburgo, Dom Giovanni reinaugura pintura original da Catedral
Em visita a Friburgo, Dom Giovanni reinaugura pintura original da Catedral

Atendendo a um convite do bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, o núncio apostólico Dom Giovanni d’Aniello, representante do Papa Francisco no Brasil, chegou a Nova Friburgo nesta sexta-feira, 23. Ele visita também Cantagalo, Macaé e Rio das Ostras, e retorna a Nova Friburgo neste domingo, 25, quando participa de missas, encontros e inaugurações, tendo como ponto alto os 145 anos da Catedral São João Batista. 

D. Giovanni foi recebido nesta sexta-feira juntamente com o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, pelo prefeito Rogério Cabral, na sede da prefeitura. Neste domingo, 25, cumpre seu último dia de visita. Pela manhã, às 10h, se encontra com os seminaristas no Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, no Tingly. Às 11h30, o encontro será com os religiosos na casa feminina dos Arautos do Evangelho, no Cascatinha. À tarde, às 16h, haverá recepção oficial da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo no Nova Friburgo Country Clube, no Parque São Clemente, ocasião em que a banda sinfônica Campesina Friburguense faz concerto especial em sua homenagem. 

Dom Giovanni cumpre seus últimos atos em Nova Friburgo à noite. Às 18h, ele participa da inauguração das novas instalações do Ambulatório Bento XVI, com sete consultórios e o dispensário de medicamentos, na Rua Augusto Spinelli, anexo ao Colégio Nossa Senhora das Dores. Às 19h, ele realiza missa que marca os 145 anos da Catedral São João Batista e a inauguração das obras de restauração do templo, num esforço do vigário geral da diocese e vigário da Catedral, padre Marcus Vinícius de Macedo. 

A equipe de restauradores é do Ateliê Nossa Senhora da Penha, do Rio de Janeiro, tendo como coordenador Weissman Robert. O trabalho durou sete meses e foram retiradas sete camadas de tinta das paredes do altar, possibilitando o ressurgimento da pintura mural, de aproximadamente cem anos, de autoria do artista italiano Alberto Martignoni. A pintura original permanecerá encoberta até o momento da inauguração por D. Giovanni. Há a possibilidade de ser feita a restauração nos mesmos moldes do restante do interior do templo.

A visita será encerrada às 20h30, com jantar no Sanatório Naval, com a presença de autoridades dos 19 municípios integrantes da Diocese de Nova Friburgo.

 

(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Prefeito Rogério Cabral recepciona o núncio apostólico Dom

Giovanni; ao fundo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano 

 

Início da restauração 

 

Após alguns meses, arte original foi sendo revelada

 

Equipe de restauração: Jonatan, Alison, Weissman, Lyon, Ronaldo


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religião | Catedral São João Batista
Publicidade