Núncio apostólico visita Nova Friburgo

Entre os dias 23 e 25, Dom Giovanni d’Aniello participa de encontros, missas e inaugurações
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Núncio apostólico visita Nova Friburgo
Núncio apostólico visita Nova Friburgo

A Diocese de Nova Friburgo recebe no período entre sexta-feira e domingo — 23 e 25 — o núncio apostólico Dom Giovanni d’Aniello. O representante do Papa Francisco no Brasil visita alguns municípios do território diocesano e participa de diversos eventos importantes. Missas, inaugurações  e encontros com sacerdotes, religiosos e leigos fazem parte da programação.

De acordo com o vigário geral e pároco da Catedral Diocesana São João Batista, padre Marcus Vinicius Macedo, a iniciativa partiu de Dom Edney Gouvêa Mattoso. "A ideia do convite surgiu do nosso bispo, pois é praxe que os bispos convidem o representante do Papa no país para que conheça as dioceses e viva uma experiência de fé com povo para o qual foi enviado. O objetivo é transmitir ao núncio apostólico a nossa irrestrita e filial adesão ao Papa Francisco, seu ministério petrino e magistério, assim como o de celebrar o Ano Eucarístico Missionário com a nossa ação de graças pelos 145 anos da Catedral São João Batista”. 

Segundo padre Marcus Vinicius, esta é a primeira vez que Dom Giovanni visita o território diocesano. "A última vez que o núncio esteve na Diocese de Nova Friburgo foi em 2010, por ocasião da posse canônica de Dom Edney. Foi uma verdadeira deferência do antigo núncio apostólico para com o bispo, mas é a primeira vez que nossa diocese recebe Dom Giovanni d’Aniello, que celebrará nos três vicariatos. Esta visita é de grande importância, uma vez que traduziremos ao representante do Papa o nosso caminhar de fé, missão e as riquezas da diocese que foram se formando ao longo desses 55 anos de existência”.

O sacerdote também destacou as expectativas para a visita e para as inaugurações das obras da catedral e do ambulatório. "As expectativas são grandes e nos entusiasma que o Santo Padre receberá nossa mostra de afeto e abençoará, através de seu representante, os anseios de todos que se encontram nos 19 municípios que constituem a nossa diocese. Os fiéis da nossa catedral diocesana aguardam com viva emoção o dia 25 de janeiro, às 19h, quando o núncio apostólico inaugurará as obras no templo, e não podemos deixar de mencionar que ele abençoará as novas instalações do Ambulatório Bento XVI, com sete consultórios e o dispensário de medicamentos. Será um dia de profunda ação de graças”, finalizou padre Marcus.

O Núncio 

O Núncio Apostólico tem dupla missão num país. A primeira consiste em representar o romano pontífice e a Santa Sé diante da República Federativa do Brasil, onde por convenção diplomática ele é o decano do corpo diplomático acreditado junto ao governo, isto é, ele sempre será o encarregado de transmitir à presidência da República as inquietações da comunidade internacional com a referida nação. A segunda é de caráter pastoral, cuja tarefa é transmitir a cercania e solicitude do santo padre para com todas as dioceses do Brasil e o desenvolvimento das mesmas. Ele também é responsável por indicar ao Papa a nomeação dos bispos. 

No dia 10 de fevereiro de 2012, o então Papa Bento XVI anunciou Dom Giovanni d’Aniello como o novo núncio apostólico do Brasil. Anteriormente, Dom Giovanni atuava como núncio da Tailândia e Camboja e delegado apostólico em Myanmar e Laos.

Dom Giovanni nasceu em Aversa (Itália) e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em direito canônico e ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às representações pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado núncio apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010 foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Programação da visita

Sexta-feira, 23 - 13h: chegada a Nova Friburgo; 19h: missa com as lideranças leigas da Diocese de Nova Friburgo na Paróquia Santíssimo Sacramento, em Cantagalo; sábado, 24 - 11h: encontro com o clero na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé; 18h: missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras; domingo, 25 - 10h: encontro com os seminaristas no Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, em Nova Friburgo; 11h30: encontro com os religiosos na casa feminina dos Arautos do Evangelho; 16h: recepção oficial da Prefeitura de Nova Friburgo no Nova Friburgo Country Clube; 18h: inauguração das novas instalações do Ambulatório Bento XVI, na Rua Augusto Spinelli, em  anexo ao Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro; 19h: missa pelos 145 anos da Catedral Diocesana São João Batista; 20h30: jantar no Sanatório Naval com as autoridades dos 19 municípios da Diocese de Nova Friburgo (fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nuncio Apostolico | religião | visita
Publicidade