Carro: antes de viajar, confira os principais itens de segurança

domingo, 28 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Os motoristas precisam ter cuidados extras para garantir a segurança da viagem. É preciso verificar o estado de pneus e estepe, setas, lanternas, faróis, luzes de ré e de freio, avaliar as condições dos equipamentos de segurança como extintor de incêndio, triângulo, macaco, chave de roda e cinto de segurança, e não descuidar de amortecedores, pastilhas de freio, nível do fluido de freio, velas, embreagem, filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, nível de água no radiador e no depósito do limpador de para-brisa.

A atenção ao dirigir é outro fator indispensável para viajar com segurança. Um motorista sonolento demora a reagir — daí a importância de dormir bem antes de viajar, evitar dirigir à noite e descansar pelo menos 15 minutos a cada duas horas de direção. Estatísticas revelam que o cansaço do motorista é responsável por 20% dos acidentes e 30% das mortes em rodovias de todo o mundo. Outras recomendações fundamentais são: preferir alimentos leves, não tomar remédios que afetem os sentidos como antialérgicos e descongestionantes, não ingerir estimulantes e evitar viajar sozinho. 

Além de todos esses cuidados, o condutor precisa estar atento não apenas às suas manobras, como também às de outros motoristas e motociclistas e ficar de olho nos ciclistas e pedestres. Também é importante evitar trafegar ou parar no acostamento e manter uma distância de cerca de 40 metros do veículo da frente. 

Vale destacar que a manutenção do veículo neste período de férias é essencial para prevenir uma série de problemas. O descuido com a checagem, além de aumentar o risco de acidentes, pode trazer prejuízos financeiros ao motorista. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que conduzir o veículo sem os equipamentos obrigatórios, como estabelecido pelo Contran, será punido com uma multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, fazer ou deixar que se faça reparos no veículo em via pública é considerado infração grave, com multa, e implica a perda de pontos na carteira de habilitação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carro | viagem | Segurança
Publicidade