Coordenadoria de Saúde Bucal comemora sucesso em 2014 e planeja aumento de atendimentos

domingo, 28 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Coordenadoria de Saúde Bucal comemora sucesso em 2014 e planeja aumento de atendimentos
Coordenadoria de Saúde Bucal comemora sucesso em 2014 e planeja aumento de atendimentos

"O número de procedimentos deste ano superou as expectativas”. Assim o coordenador municipal de Saúde Bucal, Flávio Boaretto Rozado, avaliou o trabalho realizado em Nova Friburgo pela Secretaria Municipal de Saúde através da coordenadoria chefiada por ele. 

Foram cerca de 60 mil procedimentos, em 21 unidades de atendimento. O corpo técnico, composto por 54 cirurgiões-dentistas, foi exaltado por Flávio: "O sucesso deste ano deve-se à determinação e ao compromisso de toda a equipe”, disse ele. "Avançamos muito na cobertura de atendimentos em saúde bucal na cidade. Outro fator muito importante foi a recuperação da unidade móvel. Com ela em funcionamento realizamos mais de 1.500 atendimentos nas escolas públicas de Nova Friburgo em apenas cinco meses”, ressaltou o coordenador, elogiando o apoio do prefeito Rogério Cabral, da secretária de Gabinete Bruna Cabral e do secretário de Saúde Luis Fernando Azevedo. 


Outras realizações em 2014 e planos para 2015

Além do grande número de atendimentos em 2014, a Coordenadoria de Saúde Bucal festeja outras conquistas em 2014. Uma delas foi o lançamento de um projeto de sustentabilidade na área de odontologia, cujo objetivo é garantir que os resíduos gerados pela remoção de restaurações de amálgama com defeito sejam eliminados de forma ambientalmente correta, e que parte destes resíduos seja armazenada para reutilização em diversos processos. O marco inicial desse projeto foi o recebimento do DRI (Dental Recycling International), um sistema completo que garante a captação de 95% dos resíduos de mercúrio. 

Outro destaque da coordenadoria foi a realização, no mês de outubro, da Jornada Itinerante do Conselho Regional de Odontologia. O evento — uma parceria entre a Prefeitura de Friburgo e a Associação Brasileira de Odontologia Polo Regional — teve como finalidade "oferecer aos cirurgiões-dentistas do Estado do Rio a reciclagem de conhecimentos, bem como a atualização de técnicas e avanços da odontologia”. O curso foi gratuito e contou com a participação de professores de renome nacional.

Para 2015, Flávio Rozado afirma que o planejamento é focado na ampliação dos atendimentos com a unidade móvel, além da promoção de saúde bucal nas escolas. "Outro ponto que buscamos avançar é uma maior participação e integração das atividades da odontologia nas Estratégias de Saúde da Família”, ressalta ele. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade