Natal sem carne, leite e ovos? Não é tão ruim quanto parece

Com uma filosofia baseada na compaixão, os veganos não comem e nem usam qualquer produto de origem animal
domingo, 21 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Natal sem carne, leite e ovos? Não é tão ruim quanto parece
Natal sem carne, leite e ovos? Não é tão ruim quanto parece

Dayane Emrich

"Sempre tive aversão a comer carnes”, revela Sthevan Harrison Trovão. Com 33 anos de idade, o técnico em agropecuária, músico e artista plástico decidiu adotar um novo estilo de vida há mais ou menos 18 anos: ele se tornou vegano — além de não comer carnes, ele não consome e nem usa qualquer tipo de produto que durante sua produção tenha explorado, de alguma forma, os animais.

Para muitas pessoas, pensar em uma dieta sem carne, leite e ovo é algo inimaginável. Sem contar produtos como lã, couro, entre tantos outros. Por outro lado, é crescente a comunidade de indivíduos que, por serem contra a morte de animais para alimentação ou mesmo por preferirem uma dieta saudável, optam por se tornar veganos ou ao menos vegetarianos. 


Tipos de vegetarianos

De forma genérica, vegetariano é o indivíduo que não utiliza nenhum tipo de carne — vermelhas ou brancas — na sua alimentação. Contudo, existem quatros tipos de vegetarianos: os ovolactovegetarianos, os lactovegetarianos, os vegetarianos estritos e os veganos. 

O ovolactovegetariano é o tipo mais comum. São pessoas que não consomem carne, mas utilizam ovos, leite e laticínios em sua alimentação. O lactovegetariano, por outro lado, não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios. Já os vegetarianos estritos, conhecidos também como vegetarianos puros, são aqueles que não consomem qualquer produto derivado de origem animal em sua alimentação. 

Por último estão os veganos — considerados mais radicais, isto porque os adeptos desta dieta, além de não comer carnes, motivados por questões éticas, não consomem nada de origem animal em qualquer área de suas vidas, como alimentação, vestuário e lazer, como em espetáculos que utilizem animais — circos, por exemplo. Os veganos não consomem leites, ovos, mel, gelatina (já que utiliza tendões e cartilagens de bois), não usam objetos de couro, lã, pele, seda, camurça, entre outros. A dieta de um vegano é basicamente composta por frutas, legumes, vegetais, hortaliças, cereais e cogumelos. Eles também consomem alimentos industriais, desde que não possuam qualquer ingrediente animal, e vestem-se apenas com tecidos sintéticos como poliéster ou de origem vegetal, como o algodão. 

É o caso de Sthevan, que, atualmente, vive em uma comunidade preocupada em preservar o meio ambiente e responsável por cuidar de animais vítimas de maus-tratos. "Uma das minhas tarefas é cultivar uma horta e um pomar orgânicos, além de preparar o alimento dos moradores daqui”, contou ele. 

Sthevan explica também que, no dia a dia, além do preconceito sobre tudo o que é diferente, em Nova Friburgo os veganos se deparam com a dificuldade de não encontrar restaurantes e lanchonetes especializados ou que tenham cardápio que atenda este público. Outra questão destacada por ele é a necessidade de pesquisar em sites e blogs quais produtos não contêm ingredientes de origem animal. 


Ceia Vegana

Quando questionado sobre as festas de fim de ano, Sthevan contou que faz adaptações na convencional ceia de Natal; que ao invés de carnes como peru, chester e os doces que levam em sua composição leite e ovos, ele mesmo monta seus pratos utilizando as frutas da época como castanhas, nozes, amêndoas e avelã e faz receitas com grão de bico e lentilha.

Uma boa dica de Sthevan para a ceia de Natal é uma torta de palmito e legumes ou a mandioqueijo, uma espécie de "queijo” branco, porém feito com mandioca. Confira as receitas completas no box. 

 

Torta de palmito e legumes: 

Preparo da massa

1 xícara e meia de farinha de trigo

1/2 xícara de amido de milho

1 copo de leite de soja

1/2 copo de azeite

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

1 tomate maduro sem pele

1 colher de fermento em pó


Recheio

1 vidro de palmito

1 tomate maduro grande sem pele

1 cebola picada

Salsinha a gosto

Cebolinha a gosto

Pimentão picado a gosto

Azeitonas verdes picadas


Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite de soja com o óleo, sal, pimenta-do-reino e 1 tomate maduro, acrescente a farinha de trigo e amido de milho aos poucos, junte o fermento, bata mais um pouco e reserve.

Para o recheio, refogue o palmito com cebola, tempere e reserve.

Em um refratário ou forma untada com óleo vegetal, coloque metade da massa, acrescente o palmito, tomate picado, pimentão, salsinha e cebolinha à gosto, azeitonas,  cubra com o restante da massa e asse em forno médio por volta de 40 minutos.


Mandioqueijo

Ingredientes:

3 xícaras de purê de mandioca

2 xícaras de água (do cozimento da mandioca)

1 xícara de polvilho doce

1 xícara de polvilho azedo

1/2 xícara de azeite

1 colher de chá de sal

1/2 limão

Orégano (ou outra erva/tempero que agrade)


Modo de preparo:

Cozinhe a mandioca na panela de pressão até que fique mole, no ponto de fazer purê. Reserve 2 xícaras da água do cozimento para utilizá-las depois.

Amasse a mandioca com um garfo e coloque-a no liquidificador com os demais ingredientes. Bata até adquirir uma consistência pastosa.

Leve ao fogo médio por uns 8 minutos e siga mexendo, porém não deixe ferver.

Coloque a mistura em um recipiente de sua escolha, o que dará a forma ao queijo, e ponha na geladeira. Depois de endurecido, o queijo estará pronto para ser desenformado.



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade