Fonte do Suspiro será reinaugurada hoje

Praça dos Trovadores também será entregue recuperada
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Fonte do Suspiro será reinaugurada hoje
Fonte do Suspiro será reinaugurada hoje

Hoje é um dia de festa em Nova Friburgo. Vai ter até banda de música. A data, que se torna histórica, marca a reinauguração da Fonte do Suspiro e da Praça dos Trovadores, ambas na Praça do Suspiro, ao lado do Tiro de Guerra. A sesquicentenária banda Euterpe Friburguense vai abrilhantar a festa. A recuperação dos dois espaços foi possível graças à parceria firmada entre a empresa Caminhos Dourados, Prefeitura Municipal e o Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama).

De acordo com o fundador e incentivador do Gama, Júlio Cesar Seabra Cavalcante (Jaburu), a decisão de investir na recuperação da Fonte do Suspiro e da Praça dos Trovadores atende a um pedido do saudoso trovador Rodolpho Abbud. Como o projeto já fazia mesmo parte dos planos do grupo, seus integrantes puseram mãos à obra. Os preparativos foram muitos, desde a procura das pedras - encontradas no distrito de Amparo -, até os entendimentos com o Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura, através do seu titular, Edson Lisboa. 

Baseado em fotografias e aspectos culturais desde a inauguração, o engenheiro César Jassuí elaborou o projeto, até que houve a conjugação de esforços, incluindo o prefeito Rogério Cabral e o empresário Jorge Aguiar, da Caminhos Dourados, resultando na festa de hoje.

"Nós conseguimos, em apenas quatro meses, levantar não só a Fonte do Suspiro como também a Praça dos Trovadores”, diz, satisfeito, Jaburu, agradecendo a todas s pessoas envolvidas e lembrando de Rodolpho Abbud. Jaburu enaltece o trabalho artesanal, cultural e de resgate desse tradicional ponto turístico da cidade, o que demandou pessoas com experiência para a recuperação desejada. Ele cita Carlinhos Gonçalves, administrador da obra; os pedreiros e construtores João Batista e Marcelo Batista; Russo, servente; Delair do Canto e José Geovane, cortadores das pedras; Ferrinho, eletricista; Luiz Talarico, serralheiro; e Luiz César, que materializou as três famosas palavras da fonte: amor, saudade e ciúme. 

A empreitada foi extremamente difícil, como atesta Jaburu. Ele afirma que não foi uma mera recuperação, e sim, uma reconstrução, um grande desafio. Algumas pessoas pensam que deveria ser exatamente como foi em 1865, mas 149 anos depois seria difícil, e a fonte ficou o mais aproximado possível da original. Mesmo assim, Jaburu considera que o trabalho tenha ficado muito bonito, com emprego de vários recursos técnicos, que vai deixar os friburguenses embevecidos. O entorno dos dois espaços também foi contemplado, passando pela cerca verde, grama bem tratada, viçosa; sagu, bromélias, hortênsias e até som ambiente, permanente, através de um pendrive e duas caixas devidamente protegidas. Some-se a tudo isto a água corrente, potável, da concessionária Águas de Nova Friburgo, a mesma servida às casas. A Energisa também participou, removendo um grande poste do local. A iluminação merece destaque, com sete refletores de lâmpadas LED, com foco também na imagem de São Francisco (padroeiro dos trovadores). A Praça dos Trovadores ainda tem sete bancos de pedra e a entrada toda trabalhada. 

Jaburu frisa que os integrantes do Gama estão muito satisfeitos por terem participado desse trabalho, que marca mais uma etapa da recuperação da Praça do Suspiro, atingida de forma significativa na tragédia de janeiro de 2011. "É um espaço muito rico, com o Teatro Municipal Laercio Ventura, igrejas, bares, restaurantes, hotel e o teleférico. Ela agrega uma série de valores cultuais e turísticos e vai ser muito importante para Nova Friburgo. A fonte deve ter alguns defeitos, mas foi feita com todo respeito à história, à memória e com todo o carinho para dar a Nova Friburgo esse trabalho fantástico”. 

Citando fatos históricos da Praça do Suspiro, Jaburu se empolga ao falar que Nova Friburgo, 149 anos depois, recebe de volta a Fonte do Suspiro, e junto com ela, a Praça dos Trovadores. Ele lembra que a Euterpe, que tinha poucos anos de existência, tocou na inauguração da fonte, em 1865, e a banda volta a tocar na data de hoje, além da participação de Teleco Ventura, que vai cantar uma música na ocasião. "É uma história muito bonita e merece que esteja tudo muito bem organizado para nesta tarde/noite todo o povo friburguense esteja lá para prestigiar”, conclui Jaburu. Ele espera de que a cidade inteira abrace novamente não só a fonte, os trovadores, o teleférico, mas toda a Praça do Suspiro, e consequentemente toda Nova Friburgo, "trabalhando para fazer dela uma cidade cada vez melhor”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Praça do Suspiro | Jaburu | Praça dos Trovadores
Publicidade