Alunos da EJA municipal mostram sua arte em exposição

domingo, 30 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Alunos da EJA municipal mostram sua arte em exposição
Alunos da EJA municipal mostram sua arte em exposição

Fotos: Lúcio Cesar Pereira 

"Para fazer arte, tem que ter dom para re-criar” foi o tema escolhido pela coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação (SME), para finalizar os projetos pedagógicos do ano de 2014. Na noite da última quarta, 26, foi inaugurada a exposição com trabalhos criados pelos alunos, além da realização de apresentações no auditório anexo à secretaria.

Os alunos desenvolveram pintura em quadros, colagem, maquetes, reaproveitamento de vinil, quadro tridimensional, pintura em tecido, fuxico, escultura em massa de modelar, uso de grãos como lentilha, entre outros artigos. Tudo com o foco no tema do projeto e na releitura de pintores brasileiros como Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres, Romero Brito, principais artistas trabalhados, entre outros.

A coordenadora da EJA, Ana Paula Cortes Rodrigues, abriu o evento e falou do trabalho que vem sendo realizado com o grande apoio e parceria de diretores e professores que estimulam a participação dos alunos. Ana Paula explicou a decisão de realizar a exposição na sede da SME para que os alunos pudessem conhecer o trabalho que é realizado pela secretaria e como isso afeta o dia a dia dos alunos.

Em seguida, os alunos da escola Jardel Hottz cantaram música de Noel Rosa e foram acompanhados pelo público que lotou o auditório. Pela escola Estação do Rio Grande, o aluno João Victor Lopes Veiga cantou um rap, com letra de sua autoria, que encantou a todos. Já os alunos da escola Messias de Moraes Teixeira uniram música e teatro, apresentando, de forma emocionante, uma releitura do quadro "Os retirantes”, de Cândido Portinari. Encerrando as apresentações, antes da abertura oficial da exposição, a aluna Mariza dos Prazeres, da escola Anna Barbosa Moreira, recitou uma poesia sobre Cândido Portinari.

Ao final, os presentes visitaram a exposição e admiraram a arte criada pelos alunos da EJA. A exposição ficará na secretaria até o próximo dia 12 e os alunos da EJA terão visitas agendadas para conhecer as obras dos colegas. As pessoas que visitarem a Secretaria de Educação também poderão verificar o trabalho realizado pelos alunos da EJA.

Nova Friburgo possui 21 unidades que oferecem EJA, beneficiando cerca de mil alunos a partir dos 15 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Arte | Educação
Publicidade