Andarilhos da Geografia e da História

Projeto da rede municipal busca incentivar a valorização do patrimônio sociocultural regional
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Com o objetivo de desmistificar a ideia de que a leitura é uma prática exclusiva da disciplina de Língua Portuguesa e, ainda, promover uma extensão do projeto "Um olhar para Nova Friburgo”, realizado anteriormente, a Secretaria Municipal de Educação, através da coordenação de Ensino Fundamental, realizou o projeto "Andarilhos da Geografia e da História”, voltado para os alunos do 5º ano.

A intenção principal desta ação é incentivar os alunos a conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural regional, interagindo com o espaço onde estão inseridos. As disciplinas de Geografia e História buscam romper com a visão fragmentada e descontextualizada do mundo à medida que pensam o espaço em sua totalidade.

Através de recursos encontrados nas artes plásticas, artes cênicas, na música, na dança e na literatura (produção de trovas, lendas, causos, contação de histórias), partindo dos temas locais que chamam a atenção para as particularidades de onde a escola está inserida, o projeto contempla os temas de interesse específicos em diferentes escalas, estado, cidade e/ou escola.

As escolas convidadas a participar do projeto — São Lourenço, Estação do Rio Grande, Jardel Hottz e Tiradentes — foram escolhidas de acordo com a realidade de cada uma, além da localização e de sua história. Nas últimas semanas, as unidades realizaram exposições dos projetos finalizados em seus próprios espaços. Ontem, 25, no auditório do Colégio Cêfel, as quatro unidades se reuniram, apresentando, cada uma, as ações que foram desenvolvidas de acordo com o projeto: a Escola São Lourenço destacou o teatro e a dança; a Jardel Hottz apresentou um musical; a Estação do Rio Grande programou poesia, maquetes e uma reportagem. Já a Escola Tiradentes mostrou seus trabalhos através de dança, rap e reportagem. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade