10ª edição da Festa da Flor segue até domingo no Clube de Xadrez

Evento reune artesãos, produtores e comerciantes de flores
domingo, 23 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
10ª edição da Festa da Flor segue até domingo no Clube de Xadrez
10ª edição da Festa da Flor segue até domingo no Clube de Xadrez

Fotos: Lúcio Cesar Pereira e Divulgação 

Em sua décima edição, a Festa da Flor tem sido um sucesso em Nova Friburgo. O evento, sediado no Clube de Xadrez, no Suspiro, começou na última quinta-feira, 20, e segue até domingo, 23, reunindo diversos produtores e comerciantes do ramo de floricultura e jardinagem da região, além de profissionais ligados ao artesanato — são aproximadamente 10 hortos e 140 produtores locais. 

Durante a inauguração, na quinta-feira, estiveram presentes representantes do poder púbico e empresários do setor. Na solenidade, além dos discursos, foi realizada a eleição da Menina, da Princesa e da Rainha Flor.  

E na manhã da última sexta-feira, 21, a equipe de A VOZ DA SERRA esteve também no evento para conhecer melhor o trabalho dos expositores. Em um clima agradável — com o ar fresco e o perfume de plantas —, podia-se conferir a diversidade da produção friburguense. Encantado com o ambiente, Alexandre Zsabo, de 86 anos, comentou enquanto descansava do passeio sobre como o evento estava bonito: "A festa está muito boa, um espetáculo. É a primeira vez que eu e minha esposa visitamos. Seria muito bom se houvesse mais esse tipo de iniciativa em Nova Friburgo, é um ambiente agradável demais. A gente fica feliz de ver tanta coisa linda”.

Presença na Festa da Flor já há nove anos, Patrick de Oliveira comentou que a edição deste ano está superando expectativas. "Ontem, mesmo sendo feriado, teve um movimento muito alto. Aqui sempre foi bom de trabalhar porque não atrai só as pessoas da cidade mas também público de fora”, disse o comerciante, que também trabalha com produção das flores para jardinagem e paisagismo. 

Outro profissional do ramo é Léo Mendes, que ministrou oficina de criação de arranjos. Atuando há 23 anos, ela, que também é professora e possui uma escola de arte floral, comentou sobre a feira: "Eu participo da Festa da Flor desde sua primeira edição,. Fui convidada pela organização, junto da Tânia Santos, que também trabalha com arte floral, para dar workshops, oficinas e também fazer a decoração do evento. A oficina de arranjo funcionará nos quatro dias da feira às 10h30 e também às 14h30. Ela é gratuita e o aluno aprende a criar um arranjo e pode levá-lo para sua casa”. 

Léo Mendes comentou durante a oficina sobre como começou a se interessar pela floricultura. "Eu descobri minha paixão pelas flores há 23 anos. Eu queria abrir um negócio e não sabia o que escolher. De repente, eu vi uma floricultura e me encantei. Depois de começar, eu vi que era preciso estudar bastante para ser boa na área e, hoje ainda, além de ser professora de arte floral e ter uma escola, continuo estudando”.

Outros visitantes deram suas impressões. Lécio Pólo disse: "Já vim ao evento em outros anos, sempre visito. É uma iniciativa excelente, que deveria acontecer mais vezes. Eu tenho um sítio em Lumiar e sempre levo algo para plantar. Lá tem flores de outras edições da feira e todo ano eu compro mais para renovar”. Já Vanda Castilho visitava o evento pela primeira vez e comentou o motivo de ter se interessado pelo evento. "Eu nunca tinha vindo à Festa da Flor. Está muito bonita, dá vontade de levar tudo para casa. Eu gosto muito de flor, mas não tenho muito espaço em casa, eu vim aqui hoje pois tenho uma cunhada em Cambuci que adora e queria que eu desse uma passada para ver como está o evento e pesquisar os preços para ela poder vir no fim de semana. Minha flor preferida é a orquídea”, disse.

Na área de artesanato, onde eram vendidos variados tipos de item, a expositora Suely Amorim falou sobre suas expectativas: "Bastante gente esteve aqui ontem, está muito bonito o evento. A expectativa é de que nos próximos dias o público aumente e as vendas também. A iniciativa da festa é muito boa, deveria sempre ter um movimento assim”.

Léo Mendes ministrou a oficina de arranjos florais durante os quatro dias do evento

 

Além das flores, também há espaço para a venda de artesanatos

 

Na solenidade também ocorreu a eleição das candidatas à Menina, Princesa e Rainha Flor da Terceira Idade do evento

Alexandre Zsabo, de 86 anos, visitou o evento pela primeira vez 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Festa da Flor | Xadrez
Publicidade