Férias: hora de pôr o pé na estrada

domingo, 23 de novembro de 2014
por Karine Knust

"Se algo de bom acontecer, faça uma viagem para comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem para esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem para que algo aconteça.”

A citação, cada vez mais popular nas redes sociais, realmente faz sentido. Não se pode negar que viajar faz bem ao corpo e à alma. É preciso conhecer novas culturas, sair da rotina, respirar novos ares. E é no verão que muitos aproveitam para tirar um bom e merecido tempinho de folga, buscando os mais variados destinos. No entanto, para que o tão esperado passeio não se transforme em dor de cabeça, é preciso planejar a viagem — e, é claro, escolher uma opção que caiba no bolso. Afinal, as passagens aéreas e hospedagens ficam mais caras nesta época do ano e, por isso, deve-se pesquisar as melhores condições. 

​Optar por uma viagem internacional com menos de dois meses para o ano novo pode parecer algo muito arriscado. Mas fique tranquilo: de acordo com a consultora de viagem Ana Cláudia Balsa, a decisão é mais comum do que se imagina, já que é neste período que costuma surgir um dinheiro extra, o décimo terceiro salário. No entanto, para quem quer viajar para o exterior, é necessário checar alguns detalhes muito importantes para que o passeio possa ser inesquecível, positivamente falando, é claro.

Preparando os documentos

Exceto para os países do Mercosul (como Argentina, Chile, Colômbia e Peru) — que exigem apenas a apresentação de um documento de identidade atual (no máximo 10 anos de expedido) — é necessário solicitar um passaporte à Polícia Federal. Apesar de burocrático, como quase todo procedimento no Brasil, o processo não é o dos piores, mas como a demanda por esse documento aumenta nesta época do ano, a fila para conseguir o documento pode levar até dois meses. Segundo Ana Cláudia, ficar de olho nas vagas que surgem a partir de cancelamentos é uma boa opção para driblar a demora na retirada do passaporte. "A dica é fazer todo o processo de solicitação pela internet e ficar atento às vagas que costumam surgir durante a semana, já que também há cancelamentos. Essas oportunidades aparecem, normalmente, das 13h às 14h ou no fim do dia”, afirma Ana. Para tentar minimizar o problema, a Polícia Federal também adotou algumas medidas como prolongar o horário de funcionamento em alguns dos postos de atendimento — que passam a atender das 7h à 0h — e abrir aos sábados, domingos e feriados. 

Quanto ao visto, não tem jeito. Se você quer conhecer os parques da Disney em Orlando ou, quem sabe, fazer umas comprinhas no paraíso do consumo, Miami, vai precisar visitar o consulado americano e torcer para ouvir aquela linda frase pronunciada em um Português tipicamente americanizado: "Visto aprovado”. Outros países como Austrália, China, Canadá, Cuba e Japão também exigem que os potenciais turistas que pretendem ultrapassar a fronteira visitem seus respectivos consulados para solicitar a autorização de entrada. Vale lembrar que na chegada ao aeroporto do país de destino o turista também passa pelos guichês da imigração, que avaliam e autorizam (ou não) definitivamente seu acesso. 

Assim como os passaportes, os formulários para adquirir o visto também devem ser preenchidos pela internet. No entanto, para responder o questionário exigido é preciso ter um bom conhecimento da língua do país de destino. Sendo assim, o mais recomendado é procurar uma agência de viagens que ofereça esse serviço para não correr o risco de cometer erros e acabar sendo vetado na hora da entrevista. 

Passar uns dias com familiares em um lugar diferente é realmente muito prazeroso. Porém, para crianças e adolescentes que, por ventura, vão viajar acompanhados de apenas um de seus responsáveis, será preciso providenciar autorização. "Em viagens internacionais, não importa de quem é a guarda do menor em caso de pais separados; é necessária aprovação de ambos, registrada em cartório. É importante lembrar também que esse processo deve ser realizado com antecedência, porque se não houver liberação por parte de um dos pais — ou em caso de paradeiro desconhecido — será necessário recorrer a um juiz”, explica Ana.

Vale lembrar que algumas nações também exigem apresentação de carteira de vacinação em dia e carteira de motorista internacional para quem pretende dirigir por lá. A listagem de países que solicitam essas documentações pode ser encontrada na internet (no caso de vacinação, a pesquisa deve ser realizada no portal Anvisa e no caso da carteira de motorista internacional as informações estão disponíveis no site do Detran).

Conhecer novas culturas e povos é realmente fascinante, mas engana-se quem pensa que é preciso sair do Brasil para isso. Apesar dos pesares, que fazem com que muitos brasileiros descartem a possibilidade de visitar paisagens de sua própria nação, precisamos admitir que nosso país dá um banho no quesito beleza natural em relação a muitos lugares do mundo e, por isso, é roteiro certo dos gringos. Sendo assim, vale a pena se abster um pouco dos roteiros internacionais e conhecer alguns cantinhos deslumbrantes de nossas terras tupiniquins. 

No quesito roteiro de férias, Ana Cláudia garante que as praias nordestinas continuam no topo do ranking: "O Nordeste sempre é bom, os custos com alimentação e transporte nas cidades não são altos e as praias são incríveis”.  Destinos como Gramado, no Rio Grande do Sul e a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, também lotam nas comemorações de fim de ano por causa das programações especiais. Vale lembrar, já que muitas crianças e adolescentes viajam acompanhadas de parentes e não necessariamente de seus responsáveis diretos, que para se hospedar em hotéis e pousadas mesmo dentro do país também é preciso apresentar autorização expressa e reconhecida em firma. 

Se a grana está curta e o período de férias é pequen, uma ótima opção é passear pelos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Há atrativos para todos os gostos. O Poço Feio se destaca por ser um dos lugares mais visitados, já o Encontro dos Rios é uma excelente alternativa para aventureiros que se interessam por esportes como canoagem e rafting. Para quem vai passear com a garotada, o Poço Lindo e o Poço Gianini são ideais para se refrescar com tranquilidade.

Sem contar com a vista das montanhas e da natureza que já começa no trajeto Mury-Lumiar, a localidade conta com aconchegantes vilarejos onde é possível encontrar lojas de artesanato, restaurantes com comida caseira e barzinhos. As regiões de Três Picos, Macaé de Cima e o famoso Jardim do Nêgo — em Campo do Coelho — também são excelentes destinos para quem quer sair da rotina nessas férias.

Checklist: o que não pode faltar na mala

  • Seja para viagens nacionais ou para internacionais, é preciso selecionar algumas coisas que são imprescindíveis quando o assunto é o que pôr na mala. Para não ter problemas de se deparar com malas idênticas e acabartendo dificuldades de descobrir qual é a sua, é importante identificá-las com nome, endereço e telefone.
  • Uma cópia de documentos, como identidade ou passaporte (no caso de viagem internacional), também pode estar dentro dela.
  • Reserva de hospedagem e cartãode crédito devem ser guardados na bagagem de mão, que precisa conter ainda objetos necessários caso haja algum imprevisto. Por exemplo, não deixe de levarnela roupas e alguns produtos de higiene pessoal.
  • Caso faça uso de remédios,carregue-os consigo também.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: férias | viagem | dicas | Documentos
Publicidade