Estudantes de Nova Friburgo e Cantagalo participam de seminário no Rio de Janeiro

domingo, 23 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Estudantes de Nova Friburgo e Cantagalo participam de seminário no Rio de Janeiro
Estudantes de Nova Friburgo e Cantagalo participam de seminário no Rio de Janeiro

O Sistema Firjan, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e iniciativa do Conselho de Jovens Empresários (CJE), realizou o VIII Seminário de Empreendedorismo, integrado à Semana Global de Empreendedorismo, na semana passada. A Representação Regional Firjan/Cirj no Centro-Norte fluminense organizou uma caravana para levar estudantes da região ao evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro.

 O tema do seminário foi "Empreendedorismo Inovador” e, na abertura, a presidente do Conselho de Jovens Empresários, Poliana Botelho, destacou que inovação é primordial para a competitividade. "A inovação é revolucionária e possibilita alavancarmos negócios e conquistarmos mercado. Os empresários têm hoje oportunidade de conhecer ideias que podem acelerar seus negócios e os jovens empreendedores, uma chance de descobrir maneiras de acelerar ideias”, afirmou.

Em seguida, Gregory Dibbs, gerente sênior do Centro de Pesquisa da Nissan no Vale do Silício, falou do projeto do carro autônomo em parceria com a Google, e também sobre as pesquisas em veículos conectados e interação homem-máquina. Para Gregory, o caminho para inovar é testar sua ideia de forma rápida, fácil e barata: "Assim descobri que a inovação acelera de uma maneira muito maior que imaginamos. As empresas devem testar pequenos protótipos em vez de focar na solução final”.

No painel sobre "A importância da prototipagem”, Heloísa Neves, da Fablab Brasil, falou que "a prototipagem ajuda a facilitar o conhecimento”. Luiz Fernando Dompieri, da Robtec, fabricante de impressoras 3D, e Rodrigo Krug, da Cliever, primeira empresa brasileira a fabricar impressoras 3D 100% nacionais, disseram que "a prototipagem veio para ficar e vai trazer mais velocidade e baratear o preço dos produtos, tornando a empresa mais competitiva”. Dompieri comentou que em breve trará a impressora 3D que imprime chocolates.

No segundo painel, os empresários apresentaram como utilizam a tecnologia 3D e a prototipagem. Poliana Botelho, do Laboratório Simões e presidente do CJE, enfatizou como o treinamento é essencial, por isso o investimento em capacitar os funcionários da área fabril por meio de um simulador 3D. Já Marcelo Brum, gerente de Operações da FMC Technologies, líder global de soluções de tecnologia para a indústria de energia, espera que a tecnologia evolua um pouco mais para ser possível imprimir uma imagem no meio da sala através de um robô impressor. Claudio Patrick, da Clever Pack, empresa que desenvolve embalagens plásticas mais sustentáveis e inovadoras, disse que atualmente usa prototipagem em 95% dos projetos: "Um diferencial que agrega valor e torna a empresa mais competitiva”.

Os painéis tiveram mediação de Bruno Gomes, diretor de Inovação do Sistema Firjan, tendo afirmado que "a prototipagem é uma estratégia de negócio. Este é o momento de empreender, de aproveitar”.

O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, encerrou o encontro e aproveitou para questionar o governo sobre algumas dificuldades das empresas para empreender no país: "Temos que dizer ao governo, sociedade e políticos que sem as grandes, pequenas, micros e médias empresas não há país que siga em frente”. E completou: "O Estado arrecada uma barbaridade de impostos e não nos serve adequadamente para termos liberdade empreendedora”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Seminario
Publicidade