Escrita em braile agora é obrigatória em Nova Friburgo

quinta-feira, 20 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Escrita em braile agora é obrigatória em Nova Friburgo
Escrita em braile agora é obrigatória em Nova Friburgo

Fotos: Lúcio Cesar Pereira

A nova lei municipal 4.347, válida desde o último dia 7, dispõe sobre a obrigatoriedade da escrita em braile em todo serviço de informação no município e, para que seja assegurada o cumprimento da mesma, o poder Executivo criará normas regulamentares em forma de decreto municipal. 

Na opinião da presidente da Associação Friburguense de Integração do Deficiente Visual, Ivonne Marques Moreira, esse é um grande avanço e benefício para a população de cegos no município e até mesmo para os deficientes visuais que visitam a cidade. "Vai ser maravilhoso”, disse ela, acrescentando: "É uma iniciativa muito importante. Isso vai evitar que a gente chegue aos lugares e tenha que perguntar os preços. Vai ser muito mais fácil. É um gesto bastante significativo, pois representa maior independência para nós, cegos”, falou. 

Contudo, apesar da animação com a novidade, Ivone destaca a carência da escrita em braile em muitos dos estabelecimentos públicos, como a própria prefeitura. "Diversos elevadores, ruas ainda não possuem escrita em braile”, disse ela. 

Segundo Ivone, em Nova Friburgo, atualmente, apenas um restaurante de uma grande rede de fast-food possui todo o cardápio disponível em braile. Além disso, na cidade, o benefício se restringe a poucos elevadores e agencias bancárias, o que torna o dia a dia dos deficientes visuais ainda mais complicado. 

 

O braile

O Código Braille é um alfabeto cujos caracteres são pontos em alto-relevo dispostos em uma célula de três linhas e duas colunas, que pode ser lido através do tato, passando-se os dedos pelos pontos. Foi desenvolvido em 1829 pelo francês Louis Braille, a partir de um sistema criado para situações de guerra onde acender a luz era perigoso. 

Por meio do arranjo destes símbolos, o deficiente visual pode realizar a leitura e a escrita de qualquer tipo de texto. Em situações mais simples, o texto em braile pode ser produzido com a utilização de uma régua especial e um estilete que registram os pontos em uma base que marca os lugares sinalizados.

Vale destacar ainda que, com os avanços tecnológicos, já existem máquinas de escrever adaptadas para a confecção de textos em braile e computadores que conseguem transformar comandos de voz em textos adaptados a esse mesmo código. Sem dúvida, o sistema braile abriu um campo de possibilidades que rompe com as limitações impostas pelo corpo. Mesmo sem a visão do mundo material, os cegos podem produzir conhecimento, realizar projetos e, principalmente, sentir o mundo à sua maneira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Braile | Lei
Publicidade