Zuenir Ventura é o mais novo imortal

sexta-feira, 31 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Zuenir Ventura é o mais novo imortal
Zuenir Ventura é o mais novo imortal

Na tarde de ontem, 30, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu Zuenir Ventura para a cadeira 32, ocupada anteriormente por Ariano Suassuna, morto no dia 23 de julho deste ano. 

Nascido em 1º de junho de 1931, em Além Paraíba, Minas Gerais, Zuenir é primo do falecido diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura. Passou a infância em Nova Friburgo — estudou no Colégio Cefel —, cidade que ele garante ter lhe dado "régua e compasso”. É casado com Mary Ventura e tem dois filhos, Elisa e Mauro. O acadêmico é bacharel e licenciado em Letras Neolatinas e jornalista e colunista do jornal O Globo. Foi editor internacional do Correio da Manhã, diretor de Redação da revista Fatos & Fotos, chefe de Reportagem da revista O Cruzeiro, tendo trabalhado ainda na Veja, IstoÉ e na revista Domingo, do Jornal do Brasil, além de editor-chefe da revista Visão-Rio (sucursal Rio). Em 1995, ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria reportagem, pelo livro ‘Cidade Partida’. Outra obra de Zuenir, ‘1968: o Ano que Não Terminou’ chegou à 48ª edição, vendendo mais de 400 mil exemplares e inspirando a minissérie ‘Anos Rebeldes’, da TV Globo. Foi vencedor também dos prêmios Esso de Jornalismo e Vladimir Herzog pela série de reportagens O Acre de Chico Mendes, publicada pelo Jornal do Brasil em 1989. Em 2008, recebeu um troféu especial da ONU por ter sido considerado um dos cinco jornalistas que "mais contribuíram para a defesa dos direitos humanos no país nos últimos 30 anos”. Já a Associação dos Correspondentes Estrangeiros elegeu-o "O jornalista do ano” em 2010. 

Zuenir foi eleito com 35 votos para a cadeira que, além de Suassuna, já foi ocupada por Carlos de Laet, Ramiz Galvão, Viriato Correia, Joracy Camargo e Genolino Amado. Os outros concorrentes à vaga — Thiago de Mello e Olga Savary — receberam um voto cada. Seu mais recente sucesso, o romance ‘Sagrada Família’, foi lançado em 2012. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Zuenir Ventura | Imortal | Academia Brasileira de Letras | ABL | Ariano Suassuna
Publicidade