Tricolor da Serra vence o Volta Redonda e assume a segunda colocação do grupo E

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Tricolor da Serra vence o Volta Redonda e assume a segunda colocação do grupo E
Tricolor da Serra vence o Volta Redonda e assume a segunda colocação do grupo E

Vinicius Gastin

Para um jogo morno e de poucas oportunidades, bastou um lance de inspiração para o Friburguense fazer o dever de casa e conquistar os três pontos. O cruzamento preciso de Ziquinha e a conclusão certeira de Jorge Luiz, aos dois minutos do segundo tempo, garantiram a vitória por 1 a 0 do Frizão sobre o Volta Redonda na noite da última quarta-feira, no Eduardo Guinle. Também é importante destacar a boa atuação do goleiro Luiz Felipe, que garantiu o resultado com defesas importantes. 

O conjunto da obra amplia o jejum do Voltaço em Nova Friburgo (são 16 anos sem vencer na serra), e leva o Friburguense à segunda colocação do grupo E, com seis pontos conquistados. O Boavista, que venceu o Macaé por 3 a 2, lidera com nove. O time de Gerson Andreotti volta a campo na próxima quarta-feira, 5, quando enfrenta o Macaé, às 16h, no Moacyrzão.


Primeiro tempo morno

Ao analisar o duelo com o Boavista, o técnico Gerson Andreotti fez questão de ressaltar que o placar elástico não retrata fielmente o que foi o jogo. Por isso, deu um voto de confiança à equipe, e repetiu o time titular contra o Volta Redonda. Os visitantes, fechados, resistiam à maior posse de bola do Tricolor da Serra nos minutos iniciais, mas a defesa se atrapalhava em alguns momentos. Os erros na saída para o ataque proporcionavam certa tranquilidade à zaga tricolor, que adiantou a marcação. O Frizão trocava passes em busca de espaços e vez ou outra arriscava lançamentos na direção de Caique e Ziquinha. Usando do mesmo artifício, o Volta Redonda teve tiro de canto para cobrar aos 12 minutos. A bola cruzou toda a extensão da grande área sem desvios. Pouco depois, em rápido contragolpe, Luiz Felipe trabalhou em chute cruzado de Thiago Amaral para evitar o gol. O Friburguense teve boa chance quando Caique cobrou falta rapidamente, e deixou Jorge Luiz em condições de finalizar. O camisa 10 mandou de esquerda e Douglas defendeu. Pouco depois, Cadão cabeceou com perigo à direita. Era o Tricolor da Serra, enfim, transformando posse de bola em situações de gol. 

A pressão aumentou, e o time de Gerson Andreotti persistia na jogada aérea. No entanto, a sequência de quatro escanteios a favor do Frizão não resultou em perigo à meta do Volta Redonda. Salvo alguns erros individuais e lances de efeito em lampejos, nada de muito importante aconteceu até os 32 minutos. Glauber cobrou falta na direção do gol e Luiz Felipe teve dificuldades para defender. A falta de criatividade deixou o jogo truncado, e o melhor momento foi do Volta Redonda. Após troca de passes, Thiago Amaral levantou, a zaga afastou parcialmente e Anderson Paim emendou de primeira, rente ao ângulo esquerdo. Nada mais aconteceu em uma primeira etapa apenas morna no Eduardo Guinle.

 

Equilibrado no primeiro tempo, duelo teve domínio do Volta Redonda na etapa final


Jorge Luiz marca e Frizão segura pressão

Os gritos de Gerson Andreotti à beira do gramado no primeiro tempo denunciavam a insatisfação do treinador com o Friburguense. O reflexo foi a alteração tática — em função do mal-estar do lateral Felipe durante o intervalo, deslocando Damião para a esquerda e promovendo a entrada de Rômulo. Nem deu tempo para observar resultados, e a partir de uma jogada pela direita, o Frizão abriu o placar. Ziquinha levantou de maneira precisa para Jorge Luiz, de perna esquerda, colocar no canto de primeira aos dois minutos. Todo o planejamento de Toninho Andrade foi por água abaixo, e a primeira alteração no Volta Redonda aconteceu pouco tempo depois do gol. A entrada de Maranhão aumentou o poder ofensivo dos visitantes, que passaram a chegar com perigo. A resposta imediata de Andreotti para corrigir a marcação foi Zé Victor, aos 12 minutos. Em uma de suas primeiras participações, o volante atraiu a marcação de dois adversários e abriu espaço para Sergio Gomes lançar Caique. O camisa nove tentou bater de esquerda, mas foi travado. 

O Friburguense recuou e passou a apostar nos contraataques. O Volta Redonda aproveitou e passou a rondar perigosamente a área de Luiz Felipe, trabalhando a bola com inteligência. Aos 25 minutos, Luiz Felipe aos pés de Preto para evitar o gol de empate. Minutos mais tarde, o duelo voltou a se repetir, e novamente o goleiro tricolor defendeu o chute do atacante do Voltaço. Os levantamentos à grande área assustavam, e a defesa do Friburguense tinha trabalho para marcar os atacantes adversários. O meio-campo tricolor não segurava a bola, e os visitantes tomaram conta do campo ofensivo. Na tentativa de ter um contragolpe mais forte, Andreotti promoveu a entrada de Hudson. No último lance da partida, um chute de longa distância defendido com tranquilidade por Luiz Felipe. De fato, o jogo terminou em boas mãos, com mais um ato de um dos destaques da partida.

 

Goleiro Luiz Felipe trabalhou bastante e foi um dos destaques da vitória tricolor

 

Autor do passe para o gol, Ziquinha vibra com os torcedores

 

Ficha Técnica

Friburguense 1x0 Volta Redonda


Copa Rio 2014 - Grupo E

4ª rodada

29/10/2014 - 19h30

Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo - RJ


Árbitro: André Rodrigo Rocha

Assistentes: Romário Junior e Thiago de Oliveira


Friburguense: Luiz Felipe; Sergio Gomes, Cadão, Pierre e Felipe (Rômulo); Bidu, Damião, Léo (Zé Victor) e Jorge Luiz; Ziquinha e Caique (Hudson).

Técnico: Gerson Andreotti


Volta Redonda: Douglas; Formiga, Luan, Julio César e Anderson Paim (Maranhão); Bruno Barra, Jefferson (Preto), Jorginho e Glauber (Rafael Laurenço); Tiago Amaral e João Paulo.

Técnico: Toninho Andrade 


Resultados da 4ª Rodada:

Friburguense 1x0 Volta Redonda, Eduardo Guinle

Boavista 3x2 Macaé, Bacaxá


Classificação – Grupo E:

1º - Boavista, 9 pts

2º - Friburguense, 6 pts

3º - Macaé, 4 pts

4º - Volta Redonda, 4 pts


A 5ª Rodada:

05/Out – 20h – Volta Redonda x Boavista, Cidadania

05/Out – 16h – Macaé x Friburguense, Moacyrzão

 




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade