Festival de Truta é aberto oficialmente com solenidade na Praça Dermeval

quinta-feira, 30 de outubro de 2014
por Flávia Namen
Festival de Truta é aberto oficialmente com solenidade na Praça Dermeval
Festival de Truta é aberto oficialmente com solenidade na Praça Dermeval

Os amantes da boa gastronomia já estão em contagem regressiva para a 8ª edição do Festival de Truta. O evento, que acontece em novembro, foi aberto oficialmente com solenidade que movimentou a Praça Dermeval Barbosa Moreira no final da manhã de ontem, 29. Autoridades, empresários e chefs participantes, imprensa e apoiadores prestigiaram a cerimônia, que contou com uma série de discursos sobre a importância do festival para alavancar o turismo e a economia do município. 

A expectativa para esta edição do evento é um aumento de 15% na frequência dos restaurantes em relação ao ano passado. A taxa de ocupação hoteleira deve chegar a 70% ao longo de novembro, mês de realização do festival. Ao todo, 40 estabelecimentos estão envolvidos, entre restaurantes, hotéis, pousadas e lojas. 

A exemplo do ano passado, um dos diferenciais destes dias que antecedem o evento é o caminhão frigorífico estacionado na Praça Dermeval para venda direta de trutas aos consumidores. O veículo ficará no local até o meio-dia de sábado, 1º, e a estimativa é comercializar 500 quilos do peixe. "O festival se transformou em um marco do município mas só com a parceria da Sedrap é que a participação da cadeia produtiva passou a ser valorizada no evento. O caminhão frigorífico, por exemplo, é uma ação diferenciada lançada no ano passado”, afirmou o coordenador regional da Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Naim Rocha. 

A abertura foi prestigiada por figuras de destaque no município como a vice-prefeita Grace Arruda; o secretário de Turismo, Nauro Ghers; o presidente da Associação Comercial, Flávio Stern; a presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Ana Paula Blaudt; o vereador Gustavo Barroso e a representante do Sebrae, Fernanda Gripp, entre outras autoridades e convidados.

A relação completa dos participantes do festival está disponível no site www.festivaldetruta.com.br e no Centro de Turismo, onde está localizada a "Casa da Truta”, espaço que também está distribuindo material informativo e receitas exclusivas à base do peixe. Até esta sexta-feira, 31, na Praça Dermeval, permanece montado um estande da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, para orientar produtores rurais, além de um tanque-rede e dois aquários de trutas vivas, que estão em exposição para o público. 

O 8º Festival de Truta é uma realização do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau e Sebrae com patrocínio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Fiperj, Unimed Nova Friburgo, Águas de Nova Friburgo, Frionline e Caixa Econômica Federal. O apoio é da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Concessionária Rota 116, Sesc, Trutas de Friburgo, APL da Serra e restaurante Braün Braün.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | Gastronomia | Festival de Truta
Publicidade