Agroindústrias fluminenses fecham negócios em feiras de gastronomia

Aproximação com os canais de comercialização gera lucros para pequenos produtores
terça-feira, 28 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O programa Prosperar, vinculado à Secretária Estadual de Agricultura e Pecuária, incentiva a participação de pequenos produtores em eventos gastronômicos e feiras do setor. A aproximação com os canais de comercialização ajuda fabricantes de cachaças, embutidos, frutas desidratadas, geleias e doces a aumentarem os lucros. Por meio do projeto, mais de 200 agroindústrias fluminenses recebem ajuda na capacitação e no financiamento para adequação das instalações, além de legalização sanitária e tributária.

Proprietária de uma pequena fábrica de produtos em conserva em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, Marta de Abranches foi beneficiada pelo Prosperar. Em 2013, a empresária foi encaminhada pelo programa para participar de Rodadas de Negócios de eventos de gastronomia, onde foi sondada por duas redes de restaurantes cariocas.

"Vendemos em três dias de feira o que levamos normalmente sete dias para comercializar. Estamos tão empolgados que, além das conservas, vamos levar também fubá branco e feijão manteiga para oferecer ao público”, disse Marta.

Dono de uma empresa de água de coco em Cachoeiras de Macacu, Fábio Lewin também viu suas vendas se multiplicarem com o apoio do Prosperar após a indicação de participação em eventos do setor. Foram cerca de 12 novos clientes corporativos e outros 100 para entrega em casa, conquistados em apenas três dias.

"As participações na rodada e na feira foram fantásticas. Produzimos de forma artesanal e por isso é muito interessante ter contato com pessoas ligadas à gastronomia, que valorizam mais nosso produto. Às vezes levamos três a quatro meses para concretizar um negócio, mas lá fechamos quase que de imediato. É uma oportunidade, que só se tornou possível por intermédio do projeto Prosperar”, explicou Fábio.

Primeiro a conseguir o selo "Produzido no RJ”, criado pelo governo do estado para identificação da produção do Rio de Janeiro, o fabricante de cachaça Ely Werneck também obteve financiamento do projeto.

"O programa me ajudou muito. Aumentei a produção em 47% entre 2012 e 2013. Pulei para 32% já no primeiro semestre de 2014 em relação ao ano anterior”, afirmou Ely.

A Secretaria de Agricultura e Pecuária costuma indicar os participantes do Prosperar para eventos do setor, como Circuito Rio Gastronomia, Brasil Rural Contemporâneo, Salão Nacional de Turismo, Brasil Orgânico e Sustentável, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia | feira
Publicidade