Baixarias e descrença em políticos aumentam dúvidas na reta final

domingo, 26 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Baixarias e descrença em políticos aumentam dúvidas na reta final
Baixarias e descrença em políticos aumentam dúvidas na reta final

Texto: Karine Knust / Fotos: Amanda Tinoco

Após 16 dias de propaganda eleitoral para o 2º turno, está na hora — neste domingo, 26 — dos 149.129 eleitores friburguenses irem às urnas novamente. No entanto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nova Friburgo registrou mais de 32 mil abstenções no primeiro turno das eleições 2014. E, se comprovado que o índice de ausências costuma ser maior no segundo turno, este número pode aumentar. Até porque, muitos eleitores têm se mostrado insatisfeitos com as atuais opções de voto e o baixo nível das campanhas, que acaba ofuscando as raras propostas apresentadas.  

Aqueles que forem votar neste domingo precisam estar atentos a algumas exigências. É imprescindível a apresentação de qualquer documento com foto. O título de eleitor não é obrigatório, mas é nele que constam informações como Zona e Seção de votação. Vale destacar ainda que quaisquer tipos de propaganda e práticas de "boca de urna” são proibidas e podem gerar punições como detenção ou multa. Também não é permitido distribuir brindes — como camisetas, bonés, canetas e chaveiros; realizar reuniões que venham a caracterizar manifestação coletiva ou transportar eleitores em qualquer tipo de veículo ou embarcação. Já o uso de broches, adesivos e bandeiras de partidos políticos, coligação ou candidato como manifestação individual e silenciosa em qualquer lugar está permitido.


"Estou irregular com a Justiça Eleitoral porque desisti de me dar ao trabalho de ir votar. Não adianta escolher o menos pior, queremos um candidato bom e há anos não encontro nenhum. Quanto às campanhas eleitorais e aos debates, não é de hoje que a gente vê muita falta de respeito e baixaria.” 

Henrique Guimarães, 57 anos, professor, São Pedro da Serra


"Tenho acompanhado muito pouco as propagandas eleitorais e os debates. E, para falar a verdade, nem sei o que dizer sobre isso tudo. O nível está tão baixo que fica até difícil definir em quem votar ou se devo realmente anular. São tantas promessas para nenhuma solução que chega a ser desanimador.”

Vanilda Marques, 42 anos, servente de limpeza, Bom Jardim


"Já tenho meus critérios de escolha e com isso meu candidato está definido. Na verdade, nenhum deles é bom, de fato, mas sou contra algumas posturas e projetos, então o candidato que tem propostas diferentes a essas que rejeito vai receber meu voto.”

Gabriela Almeida, 31 anos, empresária, Centro


"O nível dos debates e campanhas está muito baixo, tanto para governador quanto para presidente. Isso é uma falta de respeito com a população que precisa conhecer propostas descentes e não presenciar insultos. Pelo resultado das pesquisas, parece que as manifestações também não surtiram efeito. Por que fazer todo aquele estardalhaço então?”  

Bruna Guimarães, 28 anos, vendedora, Mury


"Não assisto campanhas e debates. Eles não acrescentam em nada e estão se tornando cada vez mais apelativos e ofensivos. Há anos voto nulo e pretendo continuar assim.” 

Helena Guimarães, 51 anos, técnica em contabilidade, São Pedro da Serra

 

"Tenho acompanhado as campanhas pela internet e pelo menos por lá o nível também está baixo. Além disso, as pesquisas mudam toda hora e é difícil traçar um parâmetro de votação. Talvez eu anule meu voto”

Ana Fernandes, 28 anos, professora, Conselheiro Paulino


"Não vou votar. Todos os candidatos estão apelando demais. Não consigo encontrar um sequer que mereça meu voto.”

Wellton Luiz, 22 anos, empacotador, Amparo


"Não perco meu tempo assistindo nada porque não acredito mais em nenhum deles. Os candidatos estão deixando de falar de suas propostas para agredir o outro. Infelizmente não vou votar em ninguém. A política atual é uma decepção e eu não quero compactuar com tanta corrupção.”

Luciana Pires da Silva, 40 anos, comerciante, Olaria

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: eleições | Eleição | dúvidas
Publicidade