Biblioteca Municipal: à espera de investimentos

terça-feira, 21 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Biblioteca Municipal: à espera de investimentos
Biblioteca Municipal: à espera de investimentos

Um leitor, que preferiu não se identificar, enviou para A VOZ DA SERRA uma denúncia referente à Biblioteca Municipal, no prédio anexo à Câmara dos Vereadores, na Rua Farinha Filho, Centro. Segundo ele, não havia profissionais habilitados para instruir os visitantes, tampouco para auxiliar os alunos no uso dos computadores — "que são muito poucos”, acrescentou. Disse ainda que os animais mantidos em conservação estavam em "estado deplorável”. Além disso, destacou as condições estruturais do prédio: informou que a água era imprópria para consumo, que não havia iluminação adequada nem sistema de wi-fi — considerado fundamental em um ambiente de pesquisa e estudo — e que os banheiros se encontravam quebrados e com vazamentos nos vasos sanitários. 

A redação, então, foi ao local averiguar as denúncias. De fato, durante a visita, a iluminação não aparentava ser adequada — lâmpadas queimadas diminuíam a visibilidade em alguns locais. Também não havia sistema wi-fi disponível e poucos computadores estavam funcionando. Por outro lado, nossa equipe foi prontamente atendida pelos funcionários, que prestaram todas as informações sobre o local, inclusive apresentando todos os espaços da biblioteca. Não havia vasos sanitários quebrados nem vazamentos, mas não foram encontrados, por exemplo, bebedouros no prédio. 

Quanto aos animais conservados em formol, estes não se encontram mais nas dependências da Biblioteca. De acordo com seus funcionários, os exemplares eram de responsabilidade do Inea (Instituto Nacional do Meio Ambiente), que disponibilizava um biólogo para manter sua devida conservação, e quando este deixou de fazer parte do quadro de profissionais do instituto — e a Prefeitura não tendo outro para substitui-lo — os animais então foram levados para o Centro de Primatologia em Guapemirim.

No entanto, a redação obteve a informação de que uma reforma em todo o prédio está anunciada para começar em breve. A Secretaria Municipal de Cultura foi procurada para dar maiores esclarecimentos sobre como e quando se daria a reforma. Veja no box a seguir:

O que diz o secretário municipal de Cultura, David Massena: 

"Informamos que desde o primeiro dia da nossa gestão houve uma grande preocupação em retomar a qualidade não só de atendimento aos usuários da biblioteca, mas, sobretudo, no que concerne ao acervo, que necessita atualização; aos mobiliários e equipamentos há muito sucateados e à implantação de sistemas operacionais compatíveis com a rede estadual de bibliotecas. Já fomos a segunda mais importante biblioteca do estado nos anos 70. Creiam! Fui criado ali dentro, pois minha mãe foi servidora da Biblioteca Municipal por 25 anos. Sei da importância daquela casa e conheço a situação do espaço, que necessita de uma intervenção para obras e adequações. Num primeiro momento, realizamos o debaste técnico do acervo, sob a direção da bibliotecária responsável. Hoje precisamos avançar com a troca de toda a iluminação, reforma de banheiros e novo desenho do espaço físico que não atende à demanda atual que são grupos de estudos e pesquisas. Anteriormente eram os empréstimos que movimentavam a biblioteca. O que significa dizer que houve mudança no perfil do usuário. Também precisamos investir em tecnologia e é inimaginável que ainda hoje tenhamos o serviço operacional de cadastro e registro de sócios e acervo ainda feitos em máquinas de escrever, com fichamentos em papel. Ocorre que, por conta da biblioteca não se adequar aos novos padrões, muitas vezes não conseguimos concorrer a editais do estado e do Ministério. E ao longo dos anos, o espaço vem sendo cada vez mais abandonado. Com o projeto Biblioteca Machado de Assis da Comissão de Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio da Câmara Municipal, vislumbramos investimentos para a área da leitura e das bibliotecas em Nova Friburgo, mas nem por isso podemos esquecer a biblioteca atual. Estamos agilizando projeto de iluminação, pois as luminárias lá existentes são heranças da antiga agência do Banco do Brasil e não mais existem no mercado, daí a dificuldade de reposição de lâmpadas, bem como o projeto de reforma dos banheiros. Também já estamos estudando um novo desenho das estantes que abrigam o acervo e a nova sala infantil de leitura. As reformas deverão ocorrer a partir do recesso das férias escolares em dezembro e esperamos que em fevereiro possamos reinaugurar o espaço com o acervo renovado através de uma campanha de doação de títulos e não de livros pedagógicos em desuso; wirelles; novos computadores para pesquisa; e um sistema integrado com a rede de bibliotecas do estado, bem como a atualização e treinamento de pessoal para atendimento adequado aos usuários.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Biblioteca municipal | investimento | Secretário de Cultura | David Massena
Publicidade