Quarteto de flautas da Pro-Arte de Laranjeiras faz apresentação no Sesc

terça-feira, 21 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Quarteto de flautas da Pro-Arte de Laranjeiras faz apresentação no Sesc
Quarteto de flautas da Pro-Arte de Laranjeiras faz apresentação no Sesc

Uma formação bastante comum dentro do universo da música clássica, que permite que cada componente se sobressaia, mostrando suas habilidades. Esta é a proposta do quarteto de flautas da Pro-Arte de Laranjeiras, que se apresenta nesta sexta-feira, 24, às 20h30, no Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras). A entrada é franca.

O repertório do concerto, elaborado por Carlos Alberto Rodrigues, músico da Orquestra Sinfônica Brasileira e professor da Pro-Arte, conta com músicas compostas para a formação de quatro flautas, de autores como Schütz, C. Hugo Grimm, Tcherepnin e Ernesto Nazareth. Para dar dinâmica ao espetáculo, haverá ainda dois duetos: o primeiro será uma peça de Beethoven, apresentada pelos músicos Pedro Sales e Urândolo Fonseca; o segundo, com Jeferson Souza e a jovem Carolina Chaves, será uma homenagem ao centenário do também brasileiro César Guerra-Peixe, nascido e criado em Petrópolis, que possui um amplo repertório para a música de câmara.

Carlos Alberto afirmou que, para montar o repertório, foram escolhidas composições que pudessem ser inseridas na sonoridade da flauta transversa, dentro da chamada "extensão do som” do instrumento. O músico também é responsável pela supervisão musical do espetáculo, que faz parte da série de apresentações dos conjuntos artísticos de música de câmara da Pro-Arte.

A PRO-ARTE E O PROJETO MÚSICA DE CÂMARA - A Pro-Arte é uma escola de música que organiza cursos e palestras desde 1957, sob a orientação de professores renomados. A proposta é reunir pessoas interessadas em aprender a tocar instrumentos ou mesmo músicos que desejam se aprimorar, e incentivá-los a apresentar o trabalho realizado.

Há mais de seis anos, Carlos Alberto Rodrigues, professor de flauta na instituição, vem trabalhando com projetos especiais, como o Música de Câmara, e já realizou apresentações em locais como o Museu da República, a Catedral e o Centro de Cultura da Justiça Federal.

A expressão "música de câmara” é usada para designar espetáculos com poucos instrumentos para serem tocados em locais pequenos. Este formato de apresentação vem do século XVI, quando as primeiras apresentações eram realizadas nos salões dos castelos da nobreza.

Mais informações sobre a apresentação pelo telefone (22) 2543-5000. Classificação: Livre.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música | Flauta | SESC
Publicidade