Mais 280 apartamentos sorteados para o Condomínio Terra Nova

sexta-feira, 21 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Mais 280 apartamentos sorteados para o Condomínio Terra Nova
Mais 280 apartamentos sorteados para o Condomínio Terra Nova

Na manhã da última terça-feira, 21, foi realizado no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura o sorteio da ocupação de 280 apartamentos do Conjunto Habitacional Terra Nova para moradores de Nova Friburgo que perderam seus imóveis na tragédia de janeiro de 2011. O objetivo do sorteio foi decidir a unidade ocupada por cada família ou morador aprovado em critérios técnicos, avaliados em etapas anteriores.

Contando com 14 blocos com cinco pavimentos — sendo 20 apartamentos em cada um —, o Terra Nova possui unidades com 42 m², compostas por seis cômodos — dois quartos, sala, banheiro, área de serviço e cozinha —, construídas em um local que não oferece riscos em situações de chuvas fortes, sendo considerada área segura.

Por volta das 9h30, enquanto o sorteio não havia começado, a fila na entrada do teatro era extensa, formada por famílias que esperavam ansiosamente o momento de se cadastrarem e descobrir onde morariam no conjunto habitacional. Joyce Pereira, 30 anos, aguardava sozinha na fila para ser sorteada. "Eu cheguei a chorar na sexta-feira passada, quando recebi a notícia de que havia sido selecionada. Foi muito bom para mim. Eu estava esperando há muito tempo, pois estou desempregada e tendo que morar com meu filho pequeno na casa da minha mãe. Não vejo a hora de ter minha casa novamente”.

Assim como Joyce, outras famílias contaram sua história à reportagem de A VOZ DA SERRA. Lurdes Bussinger, 68 anos, atualmente moradora do bairro Stucky, disse estar se sentindo muito feliz. "Após perder tudo durante a tragédia consegui um lugar para morar. Morei esse tempo todo após a catástrofe com o meu marido na casa de vizinhos. É muito bom ter um lar novamente”. 

Casados e com dois filhos, Welita e Lemuel Debossan perderam todos seus pertences e sua casa no Village nas chuvas de janeiro de 2011. "A gente recebeu a notícia na semana passada e foi ótimo. Nós perdemos nossa casa, nossos móveis e posteriormente tivemos que morar na casa da minha mãe uma época, em Salinas. Um tempo depois mudamos para cá e começamos a morar de aluguel”, comentou Lemuel.

Durante o sorteio para a entrega dos apartamentos, portadores de deficiências e também idosos tiveram preferências na distribuição das moradias. No início do evento, a organização separou aqueles que precisavam de casas apropriadas — que contam com banheiros maiores e adaptados — e realizou a entrega destas primeiro. Em seguida, antes de começar a distribuição geral dos lares, foram privilegiados com a entrega dos apartamentos do andar térreo os idosos que precisavam ou desejavam morar nos pisos mais baixos.

Os moradores, após serem sorteados, deverão fazer a assinatura do contrato com a Caixa Econômica para receber a chave de sua nova casa nos próximos dias e poderem fazer a mudança para o Terra Nova. Segundo o que foi dito durante o sorteio, os proprietários não poderão vender ou alugar suas residências em um período de dez anos. Também foi comunicado que os futuros residentes deverão, até o dia 14 de novembro, visitar seus apartamentos e fazer uma vistoria para verificar — junto de um profissional — se há problemas no local, como, por exemplo, paredes necessitando pinturas e vidros quebrados, que, caso existam, serão resolvidos pela construtora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Terra Nova | apartamentos | sorteio | Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura
Publicidade