De volta a Bacaxá, Frizão busca vitória para embalar na Copa Rio

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
De volta a Bacaxá, Frizão busca vitória para embalar na Copa Rio
De volta a Bacaxá, Frizão busca vitória para embalar na Copa Rio

Vinicius Gastin

A vitória contra o Bonsucesso na última rodada do Campeonato Carioca deste ano não foi suficiente para que o Friburguense conquistasse a Taça Rio. O jogo ficou marcado na memória do torcedor tricolor, mas talvez nem tanto quanto o duelo com o Boavista. Para muitos, o time de Gerson Andreotti perdeu a oportunidade de levar a taça na partida de Bacaxá, disputada em 26 de fevereiro. O Frizão sustentava uma invencibilidade de seis jogos, e após um primeiro tempo impecável, foi para os vestiários vencendo por 1x0, com gol marcado por Bidu. Em apenas 25 minutos, no entanto, a história mudou. O Friburguense sofreu um verdadeiro apagão e levou a virada com direito a gol polêmico.

Oito meses depois, o Tricolor da Serra reencontra o Boavista no estádio Eucyr Resende. A partida, válida pela terceira rodada do grupo E da Copa Rio, acontece na tarde de hoje, 22, às 16h. Se não tem o mesmo caráter decisivo, o duelo pode representar um passo decisivo para uma das duas equipes em busca das semifinais da competição. "O futebol é bom porque nos dá a oportunidade de reescrever as histórias. Pelo Carioca, fizemos um ótimo primeiro tempo lá em Bacaxá e fomos muito mal na segunda etapa. Mas aprendemos com os nossos erros, e pudemos também observar o que pode dar certo. Espero que o time corresponda e faça um ótimo jogo na quarta-feira”, avalia o técnico Gerson Andreotti.

A realidade para ambas as equipes é diferente daquela observada no estadual. O Boavista, com menos investimentos, oscila bastante e alterna bons e maus momentos. O Frizão, por sua vez, perdeu peças importantes para o segundo semestre, mas vive o melhor momento na Copa Rio. Diante do Macaé, na última rodada, o Friburguense fez a melhor apresentação até o momento no torneio.

"A competição está bem acirrada, nivelada e a goleada do Macaé sobre o Boavista foi atípica. Está muito equilibrado. O Friburguense foi bem o tempo todo, e superior ao adversário. No primeiro tempo, o Macaé só chegou ao nosso gol na bola parada, no lance do gol. Na etapa final, voltamos forte, marcamos os gols e estamos de parabéns. O time, desta vez, teve tranquilidade para trabalhar a bola, mesmo quando estava em desvantagem. Essa é uma evolução muito grande. Marcamos bem o tempo todo, variamos as jogadas de ataque. Estou muito satisfeito com o que o Friburguense apresentou. Isso mostra que o grupo está concentrado nos objetivos que planejamos. Mas vamos pensar jogo a jogo. Estamos felizes pelo resultado, mas já temos que pensar no próximo jogo. O futebol é assim. As derrotas ensinam, tiramos proveito. Mas temos que administrar quando ganhamos também. É um grupo muito bom, que gosta de trabalhar e merece as conquistas.”


Andreotti deve repetir o time

A velha máxima de que "em time que está ganhando não se mexe” deve ser seguida à risca pelo técnico do Friburguense. Andreotti treinou durante o fim de semana com o mesmo time que venceu o Macaé por 3 a 1 na última rodada. Recuperado de contusão e melhor fisicamente, Hudson permanece como opção no banco de reservas e Caique segue como titular. Pierre se firma na zaga ao lado de Cadão, e Felipe, um dos melhores em campo na última quarta-feira, ganha a posição na lateral esquerda.

"Ainda não parei para observar o Boavista, exatamente porque temos que pensar jogo a jogo. Não poderia analisá-lo sem antes jogar com o Macaé. Tenho esses próximos dias para buscar informações e pensar como nós vamos enfrentar mais esse jogo difícil.”

O Friburguense deve entrar em campo com Luiz Felipe, Sergio Gomes, Cadão, Pierre e Felipe; Bidu, Damião, Tufy e Jorge Luiz; Ziquinha e Caique. O Boavista, comandado por Antônio Carlos Roy, ex-técnico do Friburguense, não conta com os titulares Erick e Daniel. Ambos foram expulsos na partida com o Volta Redonda, vencida pelo time de Saquarema por 3 a 2.

 

Para Andreotti, Frizão demonstra maturidade neste momento da competição

 

Frizão ainda aguarda notificação

Clube é denunciado por procurador do TJD-RJ 

Fora das quatro linhas, o Friburguense também se preparara para uma batalha. O procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, André Valentim, apresentou denúncia contra o Tricolor da Serra, por conta da suposta injúria racial feita pela torcida contra o meia Bruno Alves, do Macaé. No entanto, está descartada desde já a exclusão da Copa Rio.

"De fato, a súmula narra o caso (de injúria racial) durante a partida. Só que neste caso não cabe exclusão, pois o torneio não é de mata-mata”, disse André Valentim em entrevista ao site Globoesporte.com.

Ainda não foi revelado em qual artigo o clube foi incurso, tampouco qual será a pena sugerida. O mais provável é que o Friburguense seja enquadrado no artigo 243 (discriminação racial) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Neste caso, no entanto, o artigo diz que "quando a infração for considerada de extrema gravidade”, uma eliminação está prevista como pena. O caso em Nova Friburgo não se encaixa neste perfil, e até mesmo pela falta de provas concretas, a sentença não deve ser tão pesada.


Resultados da 2ª Rodada:

Boavista 3x2 Volta Redonda, Bacaxá

Friburguense 1x0 Macaé, Eduardo Guinle


Classificação – Grupo E:

1º - Macaé, 3 pts (Saldo: 3)

2º - Friburguense, 3 pts (Saldo: 1)

3º - Volta Redonda, 3 pts (Saldo: 0)

4º - Boavista, 3 pts (Saldo: -4)


3ª Rodada:

22/out – qua – 16h – Boavista x Friburguense, Bacaxá

22/out – qua – 20h – Volta Redonda x Macaé, Cidadania

 

Tricolor da Serra intensificou o trabalho de finalizações no fim de semana

 

Luiz Felipe vive boa fase no gol do Frizão: goleiro atuou no último jogo do Friburguense contra o Boavista



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade