Rio Cônego, com leito irregular, incomoda moradores do Magnólia

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Rio Cônego, com leito irregular, incomoda moradores do Magnólia
Rio Cônego, com leito irregular, incomoda moradores do Magnólia

Eloir Perdigão

Conviver com mau cheiro não é uma experiência das mais dignas. E esta tem sido a dos moradores do Parque das Magnólias, condomínio situado na margem esquerda do Rio Cônego, em Olaria. De acordo com a moradora Sandra Santoro Manhães, o problema surgiu há cerca de um mês, depois de um trabalho executado pela concessionária Águas de Nova Friburgo, inclusive com a utilização de uma retroescavadeira. O leito do rio teria ficado irregular, com acúmulo de pedras e, com a pouca vazão, a consequência foi o mau cheiro. Em nota, a Águas de Nova Friburgo confirma a realização do serviço, mas nega ter alterado o leito do rio. Já o subprefeito de Olaria, Denilson Breder, credita à estiagem a razão do problema.

RIO DE LADO A LADO - Sandra não se conforma ao ver a água do rio correndo só do lado de seu condomínio depois da intervenção da concessionária de água e esgoto. Ela conta que havia realmente vazamento de esgoto e uma equipe da Águas de Nova Friburgo apareceu com uma retroescavadeira, possivelmente para reparos no tubo coletor de esgoto. Até então a água, apesar de pouca, corria de um lado ao outro do rio.

A moradora reparou que toda a terra que cobria a tubulação foi removida. "Eu queria saber o que fizeram, porque a água do rio ficou toda de um lado só, devido às pedras que foram mexidas”, questiona. Ela não sabe se o serviço foi concluído ou paralisado, mas frisa que o leito do rio deveria ter sido deixado como era antes. "Isso nunca foi assim, mesmo com pouca água”, garante. Sandra alega que a terra e as pedras tiradas de cima do tubo coletor de esgoto foram deixadas no leito do rio. "Largaram tudo de qualquer maneira. O rio passava de lado a lado, rasinho, como está perto da ponte”, e aponta em direção à ponte do Roseiral.

A moradora suspeita que o vazamento de esgoto — talvez a razão do serviço — não foi resolvido. Irritada, ela compara o serviço da Águas de Nova Friburgo nas ruas: "Consertam a tubulação, mas o conserto do pavimento é sempre mal feito. O mesmo fizeram com o rio”, finaliza.

COMPETÊNCIA – Na nota enviada a este jornal, a concessionária Águas de Nova Friburgo alega que a citada operação teve como objetivo aferir o nivelamento dos interceptores do Rio Cônego. Ainda segundo a nota, o serviço já foi concluído há mais de 15 dias e que o leito do rio não foi alterado nessa intervenção. 

Questionada pela reportagem sobre a competência da limpeza dos rios da cidade, a Águas de Nova Friburgo informa também que assumiu exclusivamente o compromisso de poda da vegetação que cresce nas laterais do rio, mas a empresa contratada não tem atribuição de remover o lixo.

ESTIAGEM - O subprefeito de Olaria, Denilson Breder, garante que a limpeza das margens do Rio Cônego tem sido feita por sua equipe e não pela Águas de Nova Friburgo, situação que já dura um ano e dez meses, desde quando foi empossado no cargo pelo prefeito Rogério Cabral. 

Quanto à situação do leito do rio, Breder afirma ser consequência da pouca vazão, em função da falta de chuvas. "O leito está normal”, garante ele, na esperança de que, com a chegada das chuvas, o problema desapareça.

Em frente ao apartamento da moradora, a água foi desviada para o lado esquerdo

 

Terra e pedras que cobriam o tubo coletor de esgoto foram parar no meio do rio

 

Na Rua Júlio Espanhol Vicente, buracos

Rio Cônego, em Olaria, com pouca vazão

 

Participe

Pesquisa da Acianf pretende verificar as principais demandas de Olaria

A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), através de sua subsede em Olaria, está iniciando uma pesquisa no bairro, objetivando diagnosticar as necessidades para melhorar o comércio local. Todos os empresários do bairro estão convidados a enviar suas sugestões de perguntas para o questionário que será elaborado em parceria com a empresa Microlins. 

As perguntas devem contemplar temas relativos a todo o bairro, como por exemplo: "Você investiria em um catálogo ou publicidade coletiva?” ou "Qual a solução de estacionamento para os que fazem compras em Olaria?”. 

As contribuições para a pesquisa devem ser deixadas no site acianf.com.br/olaria. Mais informações pelo telefone (22) 2522-1145. 

 

Não perca

Amabol convida para reunião conjunta com a Acianf amanhã

A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Olaria (Amabol) nasceu em 2013 por iniciativa de um grupo representativo da comunidade devido às muitas reclamações da população. Os problemas no bairro são muitos, mas nas reuniões da Amabol são debatidos os mais urgentes, como mobilidade urbana, falta de infraestrutura, lazer, insegurança, meio ambiente e áreas de risco. Também são realizadas reuniões de incentivo à cultura no bairro. Atendendo aos convites da diretoria, vereadores e secretários têm participado das reuniões e cobrados quanto ao empenho junto ao prefeito para atendimento das reivindicações.

A diretoria da Amabol esteve reunida com o prefeito Rogério Cabral em 2013 e na pauta várias reivindicações foram apresentadas. De imediato houve atendimento com a construção da ponte (provisória) em substituição à antiga, apodrecida, entre o Bairro das Graças e a Via Expressa. Através de parcerias com a Prefeitura foram realizados dois eventos comemorativos ao Dia de Olaria — 21 de abril. Diretores da associação também estão acompanhando as obras da Praça CEU.

A Amabol surgiu nas dependências do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira. Inclusive a reativação da banda do educandário teve apelo da associação junto ao prefeito, que determinou a compra dos instrumentos. Outras reuniões foram realizadas na quadra da Imperatriz, Igreja Batista e no Centro Social Nossa Senhora das Graças. Por iniciativa do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Flávio Stern, desde setembro as reuniões são realizadas na subsede da entidade (Shopping Roseiral, sobreloja 6), na segunda terça-feira de cada mês. "Nós conclamamos os moradores e amigos do bairro para participarem conosco, trazendo sugestões de interesse da comunidade”, salienta o presidente Ricardo Alves.

Diante do entrosamento das duas associações, a Amabol vem participando das reuniões do Projeto Empreender, da Acianf, e a próxima está agendada para amanhã, 23, na subsede da Acianf de Olaria, às 19h. O Projeto Empreender tem por finalidade fortalecer o comércio dos bairros Olaria, Cônego e Cascatinha. Os assuntos tratados têm sido a criação de uma linha de ônibus ligando os três bairros, mobilidade urbana e pesquisa sobre o projeto Natal 2014.

Os contatos podem ser feitos através do e-mail amabol.nf@bol.com.br ou pelo telefone (22) 99887-9628, com o presidente Ricardo Alves e o vice-presidente Francisco Rohen.

 

PARTICIPE DE A VOZ DE OLARIA

REDAÇÃO 2522-2035

 WHATSAPP 9 9274 8789. 


redacao@avozdaserra.com.br

A seção será publicada quinzenalmente, às quartas-feiras.







CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade