Outubro Rosa também ganha adesão do comércio friburguense

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Outubro Rosa também ganha adesão do comércio friburguense
Outubro Rosa também ganha adesão do comércio friburguense

Fotos: Amanda Tinoco e Lúcio Cesar Pereira

O comércio de Nova Friburgo também está abraçando a causa do Outubro Rosa — movimento mundial de luta contra o câncer de mama. Prova disso é que várias vitrines e fachadas comerciais da cidade ganharam banners de apoio à campanha. O tradicional laço cor-de-rosa, símbolo universal da iniciativa, é outro item que está em evidência nas lojas de rua e dos shoppings. 

A exemplo do ano passado, a adesão é resultado da incansável atuação de diretoras e voluntárias da Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma). A equipe vem sempre apelando para que o comércio ilumine ou ornamente suas vitrines de rosa, como ocorre nas principais capitais e cidades do Brasil e do mundo. 

Para a presidente da Amma, Maria Helena Moraes dos Santos, o apoio do comércio é fundamental para ajudar a desmistificar o temor que as pessoas ainda têm sobre a doença. "O engajamento de toda sociedade é muito importante para chamar a atenção da comunidade sobre a importância dos cuidados preventivos e do autoexame”, afirma ela. 

A proposta do Outubro Rosa é divulgar a ideia de que o diagnóstico precoce do câncer de mama pode prolongar a vida da mulher por mais de 30 anos — daí a importância dos exames de prevenção como a mamografia, a partir dos 40 anos de idade ou antes, caso a mulher tenha antecedentes da doença na família.

 

    


Um pouco mais sobre o câncer de mama

A doença resulta da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que haverá 57.120 novos casos de câncer da mama no Brasil neste ano. Homens também podem ter a doença, mas respondem por apenas 1% dos casos. Em 2012, a doença causou 13.591 mortes. 

O risco de desenvolvimento de câncer de mama aumenta conforme a idade. Outros fatores importantes estão ligados a questões ambientais, hormonais e genéticas. 

 

    

O rosa está dando o tom nas vitrines da cidade




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade