Baeta fatura Campeonato Carioca de Downhill

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Baeta fatura Campeonato Carioca de Downhill
Baeta fatura Campeonato Carioca de Downhill

Vinicius Gastin

Na temporada passada, faltou pouco para Bruno Baeta subir ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Carioca de Downhill, categoria master. O sonho, no entanto, foi apenas adiado. No último dia 12, o atleta de Nova Friburgo pôde, enfim, soltar o grito de campeão ao conquistar a segunda posição na sexta e última etapa do torneio. 

"Melhor resultado impossível, e estou sorrindo de orelha a orelha. Ano passado eu bati na trave, mas graças a Deus chegou a minha vez. Só tenho a agradecer a todos que torcem por mim e sabem um pouco da minha história com a bike, da minha dedicação, sem nunca esquecer dos bons momentos que minha bike me proporciona. Andar de bike é um grande prazer, não só em busca de bons resultados, mas também em busca de qualidade de vida, bons momentos com os amigos. Agradeço a minha esposa e filha, que sempre estão ao meu lado em todos os momentos.”

Baeta também lembra a importância dos patrocinadores, responsáveis por financiar as participações nas diversas etapas do estadual. "Agradeço aos meus patrocinadores, que acreditam no meu potencial e me levam a sério. A CCM Sports, Edgar Freire Machado Guimaraes IBS (Intense Bike Shop), Capim Limão Suplementos, Oficina Super Brilho, Oficina da Cor, Academia Body Club - Country Clube, Underfloor, com Rafael Underfloor e Roberto Machado Pereira Junior, Friburgo Showrasquinho e toda a imprensa de Nova Friburgo, em especial ao A VOZ DA SERRA. Agora vou buscar o título do ranking.”

O resultado coroa o esforço de Baeta, que mantém dois empregos para sustentar a família e, em meio à correria, ainda separa um tempo para treinar, às 6h da manhã. À noite, realiza o trabalho de musculação na academia. 

No Mundial Master de 2012, em Balneário Camboriú, Baeta competiu com vários pilotos que até então apenas assistia pela TV. A sexta colocação é considerada uma vitória, uma vez que a corrente da bicicleta do friburguense arrebentou. Desta forma, com dedicação e esforço, Bruno Baeta escreve o nome na história do downhill nacional a cada conquista.

 

De igual pra igual

Juvenil do Frizão faz jogo equilibrado com o Botafogo

Dois gols polêmicos, ambos no primeiro tempo, determinaram a vitória do Botafogo sobre o Friburguense pelo carioca juvenil, no estádio Eduardo Guinle. No primeiro, os jogadores do Frizão reclamaram que a falta teria sido fora da área — quando o árbitro assinalou pênalti —, enquanto no segundo o bandeira apontou irregularidade, mas o árbitro mandou o lance seguir. Apesar de tudo, o Frizão lutou bastante, mas não conseguiu buscar o empate. Na próxima rodada, o time de Merica viaja para enfrentar o Audax no Rio de Janeiro.

Sob forte calor em Nova Friburgo, Friburguense e Botafogo entraram em campo com posturas distintas. Enquanto os cariocas tentavam tomar a iniciativa, o Tricolor da Serra apostou nos contra-ataques proporcionados por uma marcação feita de forma competente. Através da troca de passes que o alvinegro conseguiu pênalti em lance polêmico aos 12, e abriu o placar. 

A maior posse de bola e a recomposição rápida do Botafogo dificultavam o trabalho dos meias do Friburguense. O técnico Merica pediu maior movimentação, e ao cumprir a ordem, o Frizão teve falta para cobrar aos 22. Lucas colocou no canto e o goleiro defendeu com dificuldades. Quando o tricolor crescia no jogo, novamente um lance que gerou discussão terminou em gol do Botafogo. O árbitro contrariou uma decisão do bandeira na linha lateral, e pegou a defesa friburguense desprevenida. O ataque carioca aproveitou para balançar as redes pela segunda vez aos 29 minutos. A melhor oportunidade para diminuir o prejuízo esteve nos pés de Wallas, aos 41, mas o camisa 11 não conseguiu pegar em cheio na bola.

Disposto a aumentar o poder de criação, o técnico Merica voltou do intervalo com João Pedro e João Victor no meio-campo. As dificuldades, no entanto, permaneceram as mesmas diante da marcação carioca. Outras alterações foram feitas e o Friburguense persistiu em busca do primeiro gol. O Botafogo também trocou peças e aproveitava os erros do tricolor para controlar o placar favorável. Os cariocas tiveram oportunidades para ampliar, mas Felipe apareceu bem. Desta forma, o placar manteve-se 2x0 para os cariocas até o apito final.


Infantil

Na categoria infantil, o Botafogo chutou quatro vezes ao gol em cinco minutos. Em duas oportunidades, Ícaro defendeu com segurança, e nas outras duas, os atacantes cariocas erraram o alvo. No entanto, a melhor oportunidade foi do Friburguense, aos sete. Adriano recebeu de Ramon, invadiu a área e tocou por cobertura. Por muito pouco a bola não entrou. 

Apesar da maior posse de bola do Botafogo, o Friburguense se defendia bem e conseguia bloquear as investidas do adversário. Aos 30, o alvinegro assustou em cobrança de falta. Pouco depois, o goleiro Ícaro salvou.

O Friburguense iniciou o segundo tempo com posse de bola, mas o primeiro chute perigoso foi do Botafogo, à esquerda de Ícaro. A resposta veio à altura, quando Adriano foi lançado aos três minutos e bateu na saída do goleiro. A bola raspou a trave direita. Eficiente, o Botafogo chegou ao primeiro gol aos sete, após lance confuso e bate-rebate na grande área. O time carioca aproveitou o momento de instabilidade tricolor e ampliou na sequência. Depois do início intenso, o jogo esfriou e o Friburguense conseguiu finalizar com perigo ao gol através de Marcos, aos 19. 

As possibilidades de reação diminuíram quando, aos 22, o Botafogo marcou o terceiro cobrando pênalti. O técnico Eduardo promoveu todas as alterações possíveis para tentar algo diferente nos 15 minutos finais. No entanto, aos 29, o alvinegro balançou as redes pela quarta vez. Alanderson perdeu boa chance para descontar, pouco antes de o árbitro assinalar pênalti para o Tricolor da Serra. Marcos cobrou, e ao menos, premiou o esforço do Frizão com um gol.

 

Lucas, um dos destaques do Frizão, divide a bola com o adversário

Na categoria infantil, Botafogo venceu por placar mais elástico

 


Os irmãos Reginaldo e Cristiane Azevedo voltaram ao lugar mais alto do pódio em competição disputada em Rio das Ostras. O Circuito Interior foi no último dia 12 e reuniu cerca de 400 atletas. Reginaldo sagrou-se campeão entre os homens dos 5 km com o tempo de 16 minutos e 30 segundos, enquanto Cristiane foi a mais rápida entre as mulheres ao percorrer os 2 km em 7min20seg. A próxima etapa do Rio Interior está marcada para o dia 2 de novembro em Cabo Frio.

 


A corredora friburguense Mirlene Silva mantém a rotina de bons resultados e, no último dia 10, conquistou a segunda colocação geral na Corrida da Faesa, no Espírito Santo. Mirlene competiu contra cerca de 1.500 atletas e mostrou-se satisfeita com o resultado. "Fui muito bem na prova, e agradeço aos meus patrocinadores Unimed, Amil Calçados, Stam e Friburguense. Obrigada a todos por acreditar no meu trabalho. Sem esse apoio não seria possível estar onde estou, em busca dos meus objetivos.”




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade