EDITORIAL - Serviço imprescindível

domingo, 19 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O HEMOCENTRO de Nova Friburgo — assim como os demais hemocentros do país — encontra dificuldades diárias para manter seu estoque de sangue em níveis mínimos de segurança para atender não só a população friburguense, mas, ainda, a de mais 12 municípios de nossa região, o que torna o problema ainda mais grave. O nível de doações está abaixo do mínimo necessário — que seria um estoque entre 35 e 40 bolsas de sangue.

A SITUAÇÃO somente poderá ser resolvida através da solidariedade. As pessoas que necessitam de transfusão podem contar somente com os saudáveis e que se dispõem a doar sangue. É a única esperança de vida para milhares de pessoas. Trata-se de um ato humanitário que os friburguenses certamente não saberão negar, pois a tradição solidária de nossa população vem sendo demonstrada em diversas atitudes de amor ao próximo, o que ficou evidente na trágedia de 2011.

UM HOSPITAL com a abrangência do Raul Sertã, com características regionais, devido à inexistência de outros hospitais do mesmo porte para atender a diversos municípios do Centro-Norte, necessita de sangue disponível em quantidade e qualidade adequadas. Sem o sangue, cirurgias são canceladas e é enorme o ônus quando isso ocorrer. É preciso, pois, compreender a importância da doação para manter os níveis adequados para o pronto-atendimento hospitalar.

O CIDADÃO comum, ao se preocupar com a sorte dos outros, ao se mobilizar por causas de interesse social e comunitário, estabelece laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise. Por tantos benefícios que o gesto traz para o voluntário — no caso específico, o doador de sangue — é que o voluntariado merece toda a atenção das autoridades.

MAS NÃO É apenas a doação que solucionará o problema. É preciso, ainda, dotar o município de estrutura adequada para permitir o andamento do serviço. Até hoje não foi concluída a obra de instalação do hemocentro, anexo ao Hospital Raul Sertã, cujo funcionamento vem sendo permanentemente retardado para cumprir as exigências das autoridades.

O PROBLEMA com a doação de sangue em Nova Friburgo só diminuirá com a conscientização da sociedade para a importância do ato e a decisão do governo em oferecer um serviço com a eficiência que a população exige. É hora de apressar a conclusão daquele espaço e resolver, definitivamente, uma situação que perdura há muitos anos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade