Chuva forte assusta mas não provoca transtornos

terça-feira, 30 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Chuva forte assusta mas não provoca transtornos
Chuva forte assusta mas não provoca transtornos

Karine Knust

Depois de dias secos e abafados, no início da tarde da última terça-feira, 30, uma forte chuva surpreendeu a população de Nova Friburgo, principalmente aqueles que estavam no centro da cidade, onde a precipitação foi mais intensa, de acordo com a Defesa Civil.  

Apesar das fortes pancadas — que duraram até o começo da noite —, segundo o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel João Luiz Oliveira de Moraes, a equipe não recebeu nenhum chamado relativo à tempestade. Já o coronel João Paulo Mori, secretário de Defesa Civil, informou que quatro ocorrências foram registradas, dentre quedas de árvores e escorregamento de encostas. Felizmente, nenhum caso foi grave. Mesmo não constando nos registros oficiais, A VOZ DA SERRA recebeu mensagens e ligações de leitores comunicando pontos de alagamento não só no Centro, mas em outros bairros como Duas Pedras e Olaria. 

Principalmente depois da tragédia de 2011, chuvas com um pouco mais de intensidade costumam causar certa apreensão na população da Região Serrana, no entanto, é preciso admitir que esta chegou em boa hora. Além de aliviar a sensação de calor intenso, a chuva de terça-feira interrompeu o ciclo de queimadas que afligiam a região. No dia 24 de setembro, por exemplo, um incêndio começou na Catarina Pai e se alastrou para as montanhas Filha e Mãe. Foram mais de 30 hectares destruídos pelo fogo, em uma queimada que ultrapassou as 48 horas de duração e mobilizou cerca de 50 militares. 

Nesta época, em que começa o período de chuvas, é preciso ficar ainda mais atento. Afinal, é impossível controlar o tempo, mas prejuízos podem ser evitados ou reduzidos. Para isso, é preciso que cada um faça a sua parte durante todo o ano. Recomenda-se não depositar lixo, entulhos ou móveis velhos junto ao meio-fio ou próximos aos bueiros — nunca os jogue em encostas, rios ou córregos. Vale lembrar também que vegetação contém a enxurrada e evita erosão, sendo assim, evite processos erosivos plantando árvores e grama, e não coloque fogo na mata.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade