EDITORIAL - Desânimo preocupante

segunda-feira, 29 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A APATIA dos jovens pela política vem se revelando num novo problema do país e num enigma para os candidatos com a chegada da eleição, no próximo dia 5. As campanhas motivacionais não são suficientes para ligar o jovem ao voto. Desinteresse ou desilusão com o desempenho dos nossos políticos, dentre os quais o mais negativo é a corrupção, afastam os jovens das urnas eleitorais.

A AVALIAÇÃO do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o desinteresse deve ser combatido com a força do voto, voltado principalmente para as causas sociais e planetárias. Neste aspecto, os jovens não têm porque se desmotivar. Num país cheio de contrastes sociais, as mudanças só poderão ocorrer com a participação do eleitorado jovem votando nas propostas que reequilibrem tais contrastes.

DE ACORDO com a Justiça Eleitoral, o número de eleitores e candidatos com menos de 20 anos vem caindo desde a década de 1990, quando o TSE começou a contabilizar os dados. Com vistas a mudar os números registrados, os tribunais eleitorais lançam campanhas publicitárias e promovem projetos para incentivar os mais novos ao alistamento eleitoral.

TORNAR O voto um exercício de cidadania é o que propõem as autoridades eleitorais e esse mote deveria ser compartilhado também pelas autoridades municipais, que podem encontrar na juventude um caminho certo para uma participação maior na vida comunitária. É preciso, pois, convencê-los a não desistir e a combater as desigualdades com a mudança no poder.

CAMPANHAS divulgadas pelo TRE elevam a importância da juventude no processo eleitoral. Porém, mais importante que o convencimento da propaganda oficial é a mobilização partidária de quem pode oferecer novas opções aos jovens, quer pelo engajamento partidário, quer pela demonstração de questões de políticas públicas que sensibilizem a juventude, dentre elas, o esporte, a educação, a cultura e o meio ambiente.

NOVA FRIBURGO não pode excluir a juventude do processo eleitoral. Para romper este desafio, os candidatos precisam estar ligados a temas que falam diretamente à juventude e ofereçam perspectivas de crescimento profissional e pessoal. De nada adiantarão as promessas genéricas, sabidamente desinteressantes, e que não conseguem atrair os jovens. O município não pode perder a oportunidade de mudar também o seu perfil eleitoral. Em nome do futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade