UFF Friburgo inova com tratamento e reciclagem do mercúrio odontológico

domingo, 28 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
UFF Friburgo inova com tratamento e reciclagem do mercúrio odontológico
UFF Friburgo inova com tratamento e reciclagem do mercúrio odontológico

Juliano Cabral

Na manhã da ultima sexta-feira, foi realizado no Campus da Universidade Federal Friburguense (UFF) de Nova Friburgo o lançamento da primeira estação de tratamento e reciclagem do mercúrio odontológico do Brasil. A partir desse projeto, idealizado pelo professor Cláudio Fernandes, noventa e cinco consultórios odontológicos da cidade serão equipados com separadores do mercúrio — prevenindo assim que mais de 100 kg/ano de mercúrio sejam despejados no sistema de águas efluentes. 

A odontologia consome cerca de 10% do mercúrio livre produzido no mundo e é responsável por cerca de 50% das emissões da substância nas áreas urbanas. Isso ocorre devido à falta de manejo dos resíduos do amálgama dental decorrentes da inserção e remoção das restaurações odontológicas. O objetivo do projeto é fazer com que essa realidade mude.

O lançamento da estação de tratamento e reciclagem do mercúrio odontológico da Faculdade de Odontologia da UFF/NF tem apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, e contou com a presença de autoridades e especialistas no assunto, como os presidentes do Conselho Regional de Odontologia, Afonso Fernandes, do Conselho Federal de Odontologia, Alberto Fernandes Moreira, e também da Associação Brasileira de Odontologia em Nova Friburgo, Glaydon Cesar Oliveira, entre outros.

Segundo o responsável pelo projeto, Cláudio Fernandes, é preciso integrar a sustentabilidade no dia a dia dos profissionais. "Não tem como fugir disso, nós temos que olhar para o futuro. A estação de tratamento e reciclagem do mercúrio pode trazer muitos benefícios ao meio ambiente. E é muito legal que os nossos alunos consigam enxergar a importância do projeto, não só de maneira profissional, mas também de forma geral.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade