Seminário no Bucsky promove sementes orgânicas

domingo, 28 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Com o propósito de promover diálogos para organizar e estruturar uma rede fluminense de sementes agroecológicas, a Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável em microbacias hidrográficas promove encontro dirigido a agricultores, técnicos e estudantes interessados no tema, no Hotel Bucsky (RJ-116, km 76, Ponte da Saudade), de domingo, 28, a terça-feira, 30. A rede é composta por diversas instituições públicas parceiras de ensino, pesquisa e extensão rural, do terceiro setor, além de associações de produtores. 


Confira a programação:

Domingo, 28, 16h – credenciamento; 17h - dinâmica de boas vindas: "Procurando sua semente”;

Segunda-feira, 29, 8h – mística da abertura: Grande Círculo das Vogais; 9h – abertura oficial; 10h – painel: Contexto político atual da questão das sementes agroecológicas – desafios e oportunidades - Panorama da questão das sementes em relação à Planapo e implicações na legislação de orgânicos e de sementes – Rogério Dias (Coagre/Mapa); - Panorama da situação dos grupos de agricultores agroecológicos no estado com viés na questão das sementes: desafios, ameaças e resistências – Aarj; debate; 12h – almoço; 13h – circuito de saberes, tecnologias e serviços. Estações: 1. Pesagro-Rio/UFRRJ: Tecnologia de sementes e fitossanidade em sementes; 2. Embrapa Agrobiologia - Fazendinha agroecológica/PBCS-Mapa; 3. FMO – Fundação Mokiti Okada; 4. ABD - Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (Vladimir Moreira); 5. Embrapa Hortaliças – Pesquisa e Melhoramento Participativo; 6. Embrapa Agroindústria de Alimentos – Sementes biofortificadas; 7. Aarj/Emater-Rio – Comunidade de Tapinoã; 15h30 – mesa-redonda: Higino Marcos Lopes (UFRRJ) – Fundamentos na produção orgânica de sementes; produção de sementes de hortaliças: exemplo alface e feijão vagem; princípios de conservação de sementes e tecnologias alternativas; Produção de sementes por agricultores associados a Abio; testando a qualidade de sementes - e pesquisador Altair Toledo Machado (Embrapa): Experiência de melhoramento participativo junto aos grupos de agricultores. Debate; 17h – trabalho em grupo: Diálogo de saberes - sobre os pontos que chamaram a atenção dos participantes (polinização cruzada). Metodologia de compartilhamento e troca em relação ao conteúdo que foi apresentado no circuito e na mesa redonda);  18h – plenária; 19h – jantar; 20h - atividade cultural;

Terça-feira, 30, 8h – Movimentos; 8h30 - Atividade de interação: Os significados da troca de sementes e apresentação de vídeo sobre sementes. Tema: O que significa ter nas mãos um punhado de sementes e assumir o compromisso de fazê-las continuar o ciclo da vida?; 9h30 – Feira de troca de sementes e experiências. Sistematização de informações e planejamento a partir da troca; 1h15 – plenária de encaminhamento de ações para estruturação da Rede Estadual de Sementes Agroecológicas; 2h30 – Avaliação do encontro e encerramento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade