Colégio Nossa Senhora das Dores promove Feira Intercolegial de Ciência e Tecnologia nesta quinta

domingo, 21 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A terceira edição da Feira Intercolegial de Ciência e Tecnologia (Fict 2014) será realizada na próxima quinta-feira, 25, das 11h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Santa Paula Frassinetti, com entrada franca e acesso para o público pela Rua Monsenhor Miranda 86, Centro. O evento principal será a exposição de ciência e tecnologia, na qual trabalhos elaborados por alunos do ensino fundamental e médio de escolas de Nova Friburgo e região concorrerão a prêmios e a vagas para participar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.

Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias ciências (ensino fundamental); interdisciplinar (ensino fundamental); ciências biológicas e saúde (ensino médio); ciências exatas e da terra (ensino médio); desenvolvimento de tecnologia (ensino médio); e interdisciplinar (ensino médio). O link para acesso ao formulário de inscrição de trabalhos estará disponível até sexta-feira, 19, na página www.facebook.com/fict.oficial.

Além dos trabalhos elaborados pelos alunos, expositores convidados realizarão experiências científicas, demonstrações de invenções, divulgação de informações sobre cuidados com a saúde, aferição da pressão arterial e teste de glicemia sanguínea. Os visitantes também poderão participar de oficinas de extração de DNA de frutas, produção de vídeos com curta duração, lançamento de foguetes de garrafa PET, slackline e outras. Completando a programação, a unidade Nova Friburgo da People Formação Completa promoverá durante o evento um campeonato de games eletrônicos livre para todas as idades.

Inscrições antecipadas para as oficinas e para o campeonato de games eletrônicos poderão ser realizadas a partir de sexta-feira, 19, pela página www.facebook.com/fict.oficial.

PROPOSTA DA FICT - A Fict 2014 integra o conjunto de atividades abertas à comunidade e à participação de alunos de diferentes instituições de ensino promovidas anualmente pelo CNSD com apoio da EDF Norte Fluminense. Alcançando a quarta edição, a feira mantém como principal objetivo a difusão do conhecimento científico, especialmente entre os jovens, por meio do intercâmbio de experiências e da convivência plural, contribuindo para o aumento do interesse pelas atividades científicas e de inovação.

Em 2014 a feira é designada "Fict 2014 - David Miller”, em homenagem ao pesquisador irlandês radicado no Rio de Janeiro na década de 60. Falecido em julho de 2011, Miller deixou grande legado de pesquisa e conservação das orquídeas da Mata Atlântica. Entre suas obras, se destacam pela absoluta importância no estudo das orquídeas brasileiras: "Serra dos Órgãos – sua história e suas orquídeas” e "Orquídeas do alto da Serra”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade