EDITORIAL - Em nome da vida

quarta-feira, 17 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

NEM BEM foram divulgados os números de ocorrências policiais no município verificadas em agosto, tendo os acidentes de trânsito liderados as estatísticas, mais uma vez A VOZ DA SERRA noticia em sua edição atropelamentos e colisões com vítimas provocados pelo trânsito em nossa cidade. Inúmeros motoristas, motociclistas e pedestres são vítimas de acidentes por falta de atenção e conscientização sobre os riscos dessa difícil convivência. O resultado é muitas vezes a perda de vida, ferimentos e sequelas, além e outros graves problemas.

PISTAS como a Avenida Roberto Silveira, Euterpe Friburguense e as avenidas que margeiam o Rio Bengalas se transformam em vilãs de pedestres, pois velozes e sem oferecerem uma segura condição de travessia, são arriscadas a toda hora do dia. E também as rodovias estaduais existentes no município, como a estrada Mury-Lumiar e a Tere-Fri, sem falar no confuso tráfego nas ruas da cidade. 

NÃO É A primeira vez que este jornal aborda o assunto, e, por mais que se fale, percebe-se o desinteresse de muitos sobre o tema, preferindo "arriscar a vida num minuto” podendo mesmo perdê-la por falta de atenção. O Brasil é campeão em acidentes e vítimas do trânsito irresponsável, levando as autoridades a se preocuparem bastante com o problema. Diariamente, a mídia dá conta de acidentes, indicando que infelizmente a tendência não é diminuir.

PARA QUE a estatística não aumente, torna-se necessário uma ampla campanha de conscientização, levando motoristas e pedestres a compreender a extensão da grave situação, visando a diminuição de acidentes. Porém, a proposta não depende apenas do governo. Depende, fundamentalmente, da sociedade organizada, notadamente os meios educacionais, desencadeando um processo de informação que começa bem cedo, ainda nos bancos escolares. A Semana Nacional de Educação para o Trânsito desencadeada ontem é uma mostra de que nem tudo está perdido, se houver também vontade política e desejo de mudança.

NOVA Friburgo, por sua limitada área de circulação e o excessivo número de veículos, deve se preocupar com o tema enfrentando o problema de frente e propondo saídas mais criativas e preventivas. Para tanto, é preciso unir os poderes públicos e a sociedade civil organizada, numa mobilização permanente de prevenção de acidentes no trânsito.

A SMOMU está se preparando para disciplinar o trânsito na cidade e o chamado ”choque de ordem” vem sendo adotado com êxito em diversas ocasiões. Porém, não basta apenas vigiar e punir. É preciso informar, educar e conscientizar. Tal tarefa não se executa apenas em um dia, uma semana ou um mês. É um trabalho de longo prazo, que exigirá também uma forte presença do poder público com o necessário investimento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade