Douglas Schumacker é quarto no Enduro da Independência

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Douglas Schumacker é quarto no Enduro da Independência
Douglas Schumacker é quarto no Enduro da Independência

Vinicius Gastin

A maior competição de enduro do planeta teve um friburguense no pódio de uma de suas principais categorias. Douglas Schumacker esteve entre os centenas de participantes do Enduro da Independência, em Minas Gerais, e alcançou a quarta colocação. Os quatro dias de prova pelas estradas repletas de obstáculos desafiaram os 400 competidores inscritos, sendo 53 deles na categoria de Douglas, a Dupla Estreante.

No primeiro dia de disputa, os pilotos partiram da cidade de Mariana com destino a Ouro Preto, e retornaram ao ponto de partida. A prova exigiu bastante tecnicamente dos atletas; segundo os organizadores, ela durou cinco horas e quatro minutos. "Fiz uma boa prova e consegui superar uma trilha difícil, repleta de pedras”, relata Douglas, que neste dia conquistou o quarto melhor desempenho.

No dia seguinte, a prova teve o mesmo ponto de partida, a cidade de Mariana, mas em direção a Manhuaçu. Foram 242km que desafiaram os competidores. A duração foi de sete horas e 30 minutos. Douglas Schumacker conseguiu concluir o circuito de forma praticamente impecável, e terminou a prova em 1º lugar. A colocação levou o friburguense ao topo da classificação geral.

O desempenho na terceira prova, no entanto, comprometeu a briga pelo título do Enduro da Independência. Os pilotos saíram de Manhuaçu até Venda Nova dos Imigrantes. Douglas foi apenas o 21º nos 210km de prova, com duração de sete horas e cinco minutos, e caiu para a sexta posição no geral. "Errei logo com dez minutos de prova e acabei perdendo a concentração. Isso comprometeu todo o meu desempenho. Não consegui andar direito no restante do circuito, e errei demais”, analisa.

No quarto e último dia de competição, o atleta de Nova Friburgo conseguiu a recuperação à base de muito esforço. Os competidores saíram de Venda Nova dos Imigrantes com destino à Vitória, e encararam 175km de pistas, concluídos em seis hora e meia. Douglas teve alguns problemas mecânicos com a moto no início da prova, e teve que lidar com a adversidade até a conclusão do percurso. Ainda assim, conseguiu o sexto lugar do dia e a quarta colocação no ranking geral. "O problema aconteceu logo no início, mas consegui levar a moto até o final, mesmo que no sufoco. Foi com muita garra, até porque o cansaço já batia”, relata.

No fim das contas, o quarto lugar foi bastante comemorado por Douglas. Durante os quatro dias de prova, foram percorridos cerca de 900km, e feitos dez neutros para abastecimento e outros procedimentos. "Não posso deixar de agradecer o apoio que tive do Breno Zebende e do Antônio Marchon Pinagé. Foram vários reparos na moto, colocação de planilha, abastecimento durante o neutro das provas. Enfim, o carro de apoio também percorreu esses 900km. Eles tiveram grande participação nesta conquista.”


Sandro Hoffmann faz história

Maior nome da modalidade, Sandro Hoffmann escreveu mais um página de sucesso na carreira. O piloto conseguiu, pela primeira vez, vencer todas as etapas do Enduro da Independência. Das onze categorias, cinco foram vencidas por mineiros, duas por capixabas, duas por paulistas, um carioca e um paranaense. Hoffman ganhou a Over 40.

Além do paranaense Emerson Loth Bombadinho (Pro Tork), que venceu a principal categoria do Enduro da Independência, outros dez pilotos também comemoraram no degrau mais alto do pódio. O piloto da casa, Sandro Hoffmann, entra para a história como o primeiro piloto a vencer todas as etapas em todos os dias. O capixaba atingiu a pontuação máxima possível, 200 pontos. Foi o segundo título (Over 40 e Dupla Graduado) do Espírito Santo, estado-sede da cerimônia de chegada. Minas Gerais foi o estado com maior número de vitórias, nas categorias Sênior, Over 50, Junior, Novato e Dupla Estreante. São Paulo venceu a categoria Feminina e a Over 55. O Rio de Janeiro levou o título na Over 45.

 

Sandro Hoffmann fez história ao vencer todas as etapas que disputou na edição de 2014


Classificação - Categoria Dupla Estreantes:

1º - Rodrigo Santos – Mariana (MG) – 146

2º - Paulo de Oliveira – Erechim (RS) – 137

3º - Thyago Rocha – Niterói (RJ) – 114

4º - Douglas Schumacker – Nova Friburgo (RJ) – 106

5º - Sten Jakobsson – Poços de caldas (MG) – 97


Presentão

Corujão goleia Sem Terra e assume a liderança do Grupo A em Olaria

Na semana em que completou 22 anos de fundação, o Corujão ganhou de presente a liderança do grupo A do Campeonato de Olaria. Os atuais campeões do torneio venceram o Sem Terra por 3 a 0, no Campo do Serrano, e ampliaram a vantagem em relação ao Unidos do Alto, segundo colocado. O fato se deve ao empate do time do Alto de Olaria com o São Roque, por 1 a 1. 

No outro jogo do último domingo, 14, o Juventude bateu o Cruzeiro por 2 a 0 e deu um passo importante para conquistar a classificação para a próxima fase. A oitava rodada será no próximo dia 21, quando Portuguesa e Juventude poderão ultrapassar o líder Barroso no grupo B. Na chave A, o Corujão permanecerá na liderança mesmo em caso de vitória do São Paulo.

Classificação:


Grupo A:

1º - Corujão, 10 pts

2º - Unidos do Alto, 5 pts

3º - São Paulo, 4 pts

4º - Cruzeiro, 3 pts

5º - Ceará, 0 pts


Grupo B:

1º - Barroso, 9 pts

2º - Portuguesa, 7 pts

3º - Juventude, 7 pts

4º - São Roque, 5 pts

5º - Sem Terra, 3 pts


8ª rodada - 21 de setembro

9h30 - São Paulo x Portuguesa

11h30 - Ceará x Juventude

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade