Projeto Museu Aberto leva arte e cultura ao colégio Galdino

terça-feira, 16 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Projeto Museu Aberto leva arte e cultura ao colégio Galdino
Projeto Museu Aberto leva arte e cultura ao colégio Galdino

Flávia Namen

Aproximar a arte do cotidiano das pessoas. Essa é a proposta do Projeto Museu Aberto, uma iniciativa do artista plástico César Marçal que tem levado beleza e cultura a alguns pontos de Nova Friburgo. O mais novo espaço a ser contemplado com o projeto é o Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, que agora conta com uma moderna escultura em metal na entrada. 

A obra, instalada no fim de julho, foi viabilizada pelo empresário Ronaldo e teve como inspiração o setor têxtil. "O elemento vermelho representa a tecelagem e o branco é como se fosse a trama”, explica César Marçal, lembrando que passou a desenvolver o gosto pela arte com tecelagem no período em que morou em Lausanne, na Suíça.

Além de criar a escultura, o artista também fez visitas à escola e desenvolveu oficinas de criação com os alunos do turno da noite. O laboratório resultou em criativas ilustrações que ficaram expostas nos corredores da escola. "São desenhos altamente expressivos que revelam a emoção desses jovens através do traço feito com um simples pilot e uma folha”, diz César, conhecido no meio cultural da região por exposições e projetos como o desenvolvido na extinta Fábrica de Rendas Arp. 

Para a diretora do Colégio Galdino do Valle Filho, Anna de Fátima Pinheiro das Neves, a iniciativa ofereceu aos jovens uma oportunidade de vivenciar o passo a passo da criação artística. "Achei o projeto interessantíssimo por permitir que os alunos do turno noturno trabalhem com o lado lúdico. Isso acaba sendo deixado de lado em função da falta de tempo. O criar para eles foi muito importante e a escola só teve a ganhar com esse projeto”, destaca Anna de Fátima.

Vale destacar que o Projeto Museu Aberto foi lançado em 2007 por César Marçal e vem ocupando espaços públicos e particulares do município. "Uma das esculturas está no Friburgo Shopping e muitas pessoas acham que faz parte da decoração do local. Outros trabalhos estão em residências de amigos que aderiram ao projeto”, explica César. 

  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade