Uma cidade à parte e seus personagens

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Uma cidade à parte e seus personagens
Uma cidade à parte e seus personagens

Dayane Emrich

Sexto distrito de Nova Friburgo, Conselheiro Paulino possui diversos bairros e, por isso, é hoje uma das localidades mais movimentadas e populosas do município. Com comércio completamente diversificado, abrangendo os setores de alimentação, vestimenta, entre outros, possui escolas, creches, posto de saúde, unidade de pronto-atendimento, igrejas, edifícios novos e antigos, além de um pujante polo industrial, misturando desenvolvimento e história em um mesmo lugar. 

As ruas José Ernesto Knust e Albertino Quadro Gama, duas das principais vias de Conselheiro, são exemplos que contam muito sobre a história do lugar e suas características. Ao longo destas vias, é possível observar prédios de arquitetura arrojada e moderna, outros em construção além de casas antigas, que remetem ao século passado. 

Juarez Guilande e Malvina Shuenck, 70 e 67 anos respectivamente, são casados e moram em Conselheiro Paulino há mais de 30 anos. O casal, que também é dono de um comércio no local — uma loja de roupas —, conhece como a palma da mão o centro do distrito que eles viram crescer e se tornar "uma cidade à parte” dentro de Nova Friburgo. 

Malvina conta que montou sua loja em 1984 e que, na época, não havia praticamente nenhum dos outros estabelecimentos que existem hoje no local. Para ela, mesmo o distrito tendo crescido de forma desordenada e sem planejamento, muita coisa mudou para melhor, beneficiando a população local. "O comércio cresceu muito. Hoje as pessoas têm a facilidade de encontrar de tudo em todo lugar”, disse. 

Outro aspecto destacado por Juarez e Malvina é a — ainda existente — característica de bairro familiar. "Nós temos uma convivência muito boa com todos por aqui, conhecemos praticamente todo mundo. Vimos as crianças nascerem e acompanhamos elas crescerem. Ao mesmo tempo, muita gente nos viu com nossos filhos. São muitos anos vivendo em um mesmo lugar, somos amigos de todos”, acrescentou Malvina.  

Outro personagem dessa "cidade” da Zona Norte é Luiz Lontra. Carioca, Luiz mora em Nova Friburgo (na Ponte da Saudade) há dezessete anos e há dez trabalha em uma banca de jornal em Conselheiro. Bem-humorado, ele diz que o trânsito é um dos problemas que mais aflige os moradores e quem trabalha no movimentado distrito. "Venho para cá todos os dias”, e ri ao dizer "é difícil chegar e sair desse lugar”. 

No entanto, apesar de considerar os constantes engarrafamentos um problema grave do local, ele, que também acompanhou parte do crescimento do distrito, diz que muita coisa melhorou. "Nesses dez anos em que eu estou aqui, vi muita coisa mudar, muita coisa ficar melhor. Essas lojinhas todas não existiam, isso aqui era um terreno baldio”, disse ele, se referindo ao local em frente a sua banca, próximo à Praça Lafayette Bravo.

A última mas não menos importante personagem desta história, que faz parte do cenário de Conselheiro Paulino, é a simpática Maria Euninda dos Santos, moradora do Floresta. Desempregada, ela foi por muitos anos merendeira em uma escola do distrito e, atualmente, para garantir a renda da família, trabalha em uma carrocinha de pipoca na praça, onde passa todas as suas tardes, há cerca de quatro anos. Maria Euninda conta que Conselheiro tem poucas opções de lazer e que quase nunca são promovidos eventos no local. "Não tem nada para fazer aqui. As crianças, por exemplo, precisam de um parquinho”, disse ela. E, quando perguntada sobre eleição e as necessidades de Conselheiro, mesmo sem ter candidatos definidos, Maria Euninda destaca que ainda acredita em mudanças. "Eu espero que as coisas mudem e que sejam feitas melhorias”, acrescentou. 

 

Prédios modernos ao lado de construções antigas compõem a paisagem de Conselheiro 


Praça Lafayette Bravo: da terceira idade para a infância

Recentemente reformada, a Praça Lafayette Bravo é um dos pontos principais de Conselheiro Paulino, recebendo centenas de pessoas todos os dias. Entretanto, apesar de ser uma das poucas áreas de lazer do centro do distrito, senão a única, o local vem sendo motivo de reclamações principalmente em relação aos aparelhos de ginásticas instalados no mesmo durante a última obra de revitalização da praça. Isto porque os equipamentos estariam sendo usados de maneira imprópria por crianças.

Os aparelhos são destinados para uso exclusivo de jovens, adultos e idosos que desejam se exercitar. Há inclusive equipamentos para cadeirantes — todos com explicações sobre a forma correta para sua melhor utilização. Por outro lado, o que contam moradores do local e o que foi flagrado pela equipe de A VOZ DA SERRA em visita à localidade, na última segunda-feira, 15, é que crianças, e somente crianças, vêm utilizando os aparelhos, os quais, devido ao mau uso, já aparecem com defeitos e até mesmo quebrados, impossibilitando a sua utilização adequada.   

Para o comerciante Luiz Lontra, por exemplo, é necessária a contratação de um profissional para a supervisão das atividades realizadas no local ou mesmo para evitar que crianças brinquem e subam nos aparelhos. "Qualquer coisa que você coloque e não tenha ninguém vigiando as pessoas quebram. Fica ali ‘jogado’, não tem ninguém para orientar, as crianças pulam, sobem... Idosos nunca usam. Eu, pelo menos, nunca vi um adulto ali. Por que não chamam um professor de educação física para orientar as pessoas?”, disse ele.

Já para a também comerciante Maria Euninda dos Santos, a solução para o problema é a existência de opções de lazer — principalmente para crianças. "Se construírem um parquinho, as crianças vão parar de brincar com os aparelhos de ginástica”, afirmou ela.  

Outra questão que também chamou atenção na Praça Lafayette Bravo é o estado em que encontra-se o coreto: pichado, sujo e sem iluminação. Além disso, a grande quantidade de cartazes de propaganda eleitoral, entre eles, cavaletes caídos e panfletos espalhados, também surpreende, negativamente, quem passa pelo local. Desta forma, a praça que deveria ser um ambiente de diversão e distração para toda a família passa a ser um local ruim, ou pelo menos, desagradável.  

 

Maria Euninda dos Santos, comerciante

Luiz Lontra mora há dezessete anos em Nova Friburgo e trabalha há dez em Conselheiro


Não perca

Sexta-feira, 19, a Academia da Terceira Idade de Conselheiro Paulino promove um café da manhã para comemorar a Miss e o Galã 60+. O evento acontece no salão da creche São José, que fica na Rua José Ernesto Knust 53, às 9h.

 

Sem parquinho, crianças usam equipamento de ginástica como brinquedo

 

Mesmo com os problemas, a praça é um dos principais pontos de encontro dos moradores


PARTICIPE DE A VOZ DE CONSELHEIRO PAULINO

REDAÇÃO 2522-2035 - WHATSAPP 9 9274 8789. 

redacao@avozdaserra.com.br

A seção será publicada quinzenalmente, às quartas-feiras.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade