Dançarinos friburguenses dão show no 10º Festival Internacional de Dança de Cabo Frio

segunda-feira, 15 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Dançarinos friburguenses dão show no 10º Festival Internacional de Dança de Cabo Frio
Dançarinos friburguenses dão show no 10º Festival Internacional de Dança de Cabo Frio

Karine Knust

No início deste mês a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, foi palco de mais um Festival Internacional de Dança. Com competições de diversas modalidades e categorias, em sua 10ª edição, o evento reuniu cerca de 1.500 dançarinos de escolas e companhias do Brasil inteiro e exterior. E, é claro, Nova Friburgo não podia ficar de fora. 

Os integrantes da escola de dança friburguense Edu Cigano deram um show capaz de premiar as três coreografias apresentadas no festival. Na coreografia "Love in Dance”, a dupla Ana Carolina Marqui e Igor Fernandes animou a plateia com o ritmo caribenho zouk, conquistando o terceiro lugar na categoria dança de salão duo. Na categoria dança de salão nível avançado conjunto, o grupo composto por Ana Carolina Marqui, Roberta Bianchini, Rosana Correa, Noha Carvalho, Leila Figueiredo, Raquel Rimes, Igor Fernandes, Luan Mendes, Jean da Silva, Fellipe Brandão, Jorge Henrique Teixeira e Gusttavo Reis encantou o público com o samba "Artmanha”, garantindo o terceiro lugar. E, para fechar a noite de prêmios e levar mais um troféu para casa, a dupla Gusttavo Reis e Julianna Lima ficou em primeiro lugar na categoria dança de salão nível avançado duo, com o samba "O Ronco da Cuíca”. 

De fato, talento a equipe tem de sobra. No entanto, é preciso mais do que isso. Sem qualquer apoio e incentivo do governo municipal ou de patrocinadores, a academia de dança Edu Cigano se mantém através das mensalidades dos alunos e do apoio das famílias. "Estamos em nossa quarta participação no Festival Internacional de Dança de Cabo Frio e já participamos de diversos outros campeonatos levando o nome de nossa escola e, é claro, de nossa cidade. Os custos são altos, já que precisamos ter um figurino impecável, pagar as inscrições, transporte e alimentação de todos os dançarinos. Já apresentamos nossa situação à Prefeitura por diversas vezes, mas nunca conseguimos um incentivo, sempre nos viramos como podemos para que todos possam ir juntos. E aí, cada um ajuda um pouco e, às vezes, eu mesmo me viro para bancar o que falta. Dessa vez fomos em 13 bailarinos e nos dividimos em quatro carros particulares, saímos de Friburgo às 5h e retornamos às 1h”, conta Edu, que conclui: "Quando conseguimos arcar com as despesas, ótimo, mas quando não dá, deixamos para a próxima. Afinal, somos uma família. E aqui é assim: ou vai a família inteira ou não vai ninguém”. 

Ana Carolina Marqui está na equipe desde 2010 e, apesar de não morar na cidade, se esforça para estar sempre presente nos ensaios. "Participo da academia há quatro anos, mas por estudar fora da cidade durante a semana, não consigo estar sempre presente, mas me esforço ao máximo. Estamos ensaiando desde julho para esse campeonato e nosso contato não se restringe ao ambiente da academia, lá fora somos muito amigos”, conta a dançarina.

A companhia leva o nome de seu fundador, que também é professor, coreógrafo e membro da equipe. Conhecido dentro e fora do país, Edu Cigano começou a dançar ainda muito novo. Com 11 anos ganhou um campeonato de lambada e aos 19 já trabalhava com essa arte. "Amo o que faço, sempre fico muito emocionado quando citam o nome do grupo e da cidade ao nos chamar no palco. A dança é algo incrível e mexe com os sentimentos tanto de quem dança quanto de quem assiste”, afirma Edu.

A Escola de Dança Edu Cigano já funciona há mais de sete anos no Nova Friburgo Country Clube, com cursos de dança do ventre, street dance e, como carro-forte, a dança de salão. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira a partir das 18h e aos sábados das 10h às 11h30. Para aqueles que querem aprender e não têm condições para pagar um curso de dança, a instituição vai abrir mais um teste para bolsista no mês de outubro. Para maiores informações entre em contato através dos telefones (22) 2522-9552, (22) 9 9898-7118 e (22) 9 9964-3601 ou pela página da escola no Facebook.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade