Bairros já têm abastecimento de água comprometido devido a estiagem em Nova Friburgo

Áreas isoladas de diversos bairros são os lugares mais atingidos
terça-feira, 16 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Bairros já têm abastecimento de água comprometido devido a estiagem em Nova Friburgo
Bairros já têm abastecimento de água comprometido devido a estiagem em Nova Friburgo

Alguns pontos de Nova Friburgo estão sofrendo com a pouca quantidade de água no ano de 2014. Apesar de a estiagem estar atingindo somente uma pequena parcela da cidade, problemas estão surgindo com o volume reduzido das águas, como a pouca quantidade de água bruta nos mananciais, que acaba afetando a distribuição de água tratada.

Segundo Christian Portugal, superintendente da concessionária Águas de Nova Friburgo, o principal motivo da estiagem é o fato de termos tido poucas chuvas no verão: "A gente teve um verão muito seco, portanto não houve recarga plena dos aquíferos (reservatórios). O inverno está normal, pois sempre foi seco, com período de estiagem”. Christian cita que 15% da população sofre com o problema, sendo os bairros com maiores dificuldades Catarcione, Nova Suíça, Braunes, Alto de Olaria, Varginha, Jardim Guaracy, Campo do Coelho e também parte de Olaria.

Os sistemas mais utilizados pela empresa são o Rio Grande de Cima — que abastece pelo menos 60% da cidade — e o Debossan. Apesar do primeiro abastecer a maioria dos outros sistemas, segundo o superintendente, mesmo assim "alguns sistemas mais isolados estão sofrendo desabastecimento”.

Águas de Nova Friburgo faz campanha de conscientização ​

Há três semanas, a concessionária Águas de Nova Friburgo vem fazendo uma campanha, através de panfletagem e uso de carros de som, solicitando que os moradores das áreas mais afetadas pela estiagem economizem água. "A campanha ajuda a evitar que haja um pânico geral da população. As principais dicas que passamos à população são utilizar água da forma mais racional possível, evitar banhos prolongados, não lavar carros e calçadas com jatos de água, fechar a torneira quando estiver escovando dente ou fazendo barba e molhar jardins o mínimo possível”, comenta Christian.

AS PRINCIPAIS LOCALIDADES AFETADAS

Uma lista da Águas de Nova Friburgo mostra os bairros e as ruas mais específicas de Nova Friburgo afetadas pela falta de chuvas. Segue abaixo a lista com os locais mais afetados:

Catarcione - Sistema Curuzu

Rua Manoel Alexandre de Moura

Rua Eugênio Nideck

Rua Valdomiro Banjer

Rua Luiz Catarcione

Sistema Bela Vista

Jardim Guaracy

Mirante Real

Bairro Nova Suíça

Jardim dos Reis

Rua Vereador Henrique Porto

Condomínio Verde Vale

Sistema Caledônia

Sítio São Luiz

Granja do Céu

Tupinikins

Cônego

Vargem Grande

Loteamento Glória

Sistema Cascatinha

Rua Avelino Frotté

Rua Edevaldo Cunha

Rua Joécio José da Silva

Rua Churchil

Rua Galáxia

Rua D. João VI

Rua Flaming

Rua Tohoru Kassuga

Sistema Amparo

Tiradentes

Parada Folly

Loteamento Romeo

Sistema Campo do Coelho

Todas as localidades supridas pelo sistema

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Águas de Nova Friburgo | Abastecimento | água
Publicidade