Casos de meningite no estado deixam população em alerta

domingo, 14 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

No último mês, casos de meningite foram registrados em Niterói, Rio das Ostras e Macaé — municípios onde residem um grande número de cidadãos friburguenses, a trabalho ou a estudo, e que vêm passar os fins de semana na serra com a família.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Niterói (Covig) confirmou três casos da doença, em crianças, em Icaraí. No entanto, não foi confirmado qual o tipo da doença — a bacteriana, considerada mais grave, ou a viral, que seria a mais leve. De acordo com a Covig, as providências já foram tomadas, utilizando meios para evitar propagação da doença em todas as crianças, familiares e professores da escola onde estuda pelo menos um dos pacientes. A coordenadoria ressaltou ainda que, apesar do número de casos, não está caracterizado surto da doença na cidade e que a Vigilância de Saúde está monitorando novos indícios.

Em Nova Friburgo foram registrados apenas dois casos da doença em 2014. Os casos foram isolados, um no mês de janeiro e outro em agosto. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, as ocorrências estão dentro da normalidade para o período do ano.

 

A DOENÇA

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais críticas do ponto de vista da saúde pública, devido a sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica — deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade