Apac: um patrimônio pouco conhecido

domingo, 14 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Apac: um patrimônio pouco conhecido
Apac: um patrimônio pouco conhecido

Pode-se dizer que pouca gente conhece, sabe onde está localizada, ou mesmo quais são suas funções. No entanto, apesar de não ser muito popular, a Associação de Pais e Amigos da Criança (Apac) tem ajudado centenas de famílias todos os anos. A entidade sem fins lucrativos foi criada em 1985, com o intuito de substituir a antiga Clipsol — uma instituição com objetivos semelhantes às da Apac, porém voltada para atendimento particular.

Atualmente, a associação, que atende crianças entre 3 a 14 anos de idade nos setores de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social, é responsável pela assistência a 300 famílias, somando aproximadamente 1500 pessoas em tratamento e/ou acompanhamento social. "Nós atendemos hoje 200 famílias pela Secretaria de Assistência Social e 100 pela Secretaria de Educação. Essas famílias são auxiliadas de acordo com a demanda detectada durante a conversa com uma de nossas assistentes. No entanto, é fundamental frisar que não atendemos somente as crianças que precisam de ajuda como também os pais, os avós, os irmãos, estes, especificamente, apenas com acompanhamento social. Mas é uma forma de resolvermos os próprios problemas das crianças, os quais podem estar relacionados a uma dificuldade com alguém da casa. É um trabalho que engloba toda a família, até porque se você cuida da criança e não cuida dos parentes o trabalho é praticamente inútil”, explicou a assistente social e gestora de projetos da Apac, Marinice Guimarães Ferreira.

Ainda segundo a assistente, a maioria das mães ou pais procura a associação porque os filhos apresentam dificuldades de aprendizagem, distúrbios de comportamento ou dificuldades na fala. Contudo, há o atendimento também de casos mais graves como, por exemplo, membros das famílias envolvidos com uso e tráfico de drogas e/ou presos.     

A associação realiza ainda um trabalho de direcionamento familiar, orientando os indivíduos em relação aos seus direitos sobre o programa do governo federal de apoio a pessoas em situação financeira desfavorável — o Bolsa Família —, encaminha para assistência médica e orienta os pais sobre vagas em cursos profissionalizantes. A Apac, inclusive, possui um Programa de Lazer, Cultura e Cidadania — o Prolacc. Este orienta acerca dos direitos e de deveres dos cidadãos, além de disponibilizar oficinas de resgate à memória, de conhecimento e de interação entre as famílias.        

Composta por uma equipe de cinco psicólogos, quatro assistentes sociais, três fonoaudiólogas, uma psicopedagoda, além de três funcionários na parte administrativa e um coordenador geral, a associação está atendendo em sua capacidade máxima e, como não há tempo limite para o fim do tratamento a uma determinada família, não se sabe quando serão abertas novas vagas. "Atendemos a quarta geração de algumas famílias. Já vieram avós, pais, filhos e hoje netos. É uma média de 500 famílias por ano”, diz Marinice.  

Contudo, a condição social complicada em que grande parte das famílias que são ajudadas pela associação se encontra é outra questão destacada pela gestora de projetos. Para Marinice, mesmo não sendo cobrado o tratamento, os indivíduos possuem dificuldades para realizar as consultas, devido à necessidade de pagar pelo transporte, considerado caro. Isto porque as consultas são conjuntas — toda a família deve comparecer. Segundo ela, antigamente, a empresa responsável pelo transporte público em Nova Friburgo concedia a gratuidade a indivíduos cadastrados no sistema de atendimento, porém há alguns anos o benefício foi suspenso.  

A Associação de Pais e Amigos da Criança é subsidiada por verba disponibilizada pelas Secretarias de Assistência Social e de Educação. Subvenção esta dividida em diversas parcelas e que só pode ser utilizada para gastos como pagamento de funcionários, aluguel, contas de água, luz e telefone, alimentação, mas não para a compra de material lúdico e didático, móveis ou equipamentos como computadores, impressoras e tantos outros necessários. Desta forma, são feitos, anualmente, eventos como festa junina, festival do pastel, com o intuito de arrecadar verba para a compra de material durável. Vale destacar ainda que a Apac não recebe nenhuma contribuição ou patrocínio de empresas locais.

Para quem se interessou pelo trabalho realizado pela Apac e quer saber mais sobre a instituição, mais informações podem ser obtidas na sede da mesma, a qual está localizada na Travessa Antônio Fernandes Moreira 11, Centro; pelo telefone 2522-5342 ou através do e-mail  apacnovafriburgo@gmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade