Segunda dose da vacina contra HPV começou a ser aplicada este mês

segunda-feira, 01 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A segunda dose da vacina contra o vírus HPV começou a ser aplicada gratuitamente este mês em meninas de 11 a 13 anos. A imunização deste segmento da população dá continuidade à campanha nacional iniciada em março pelo Ministério da Saúde e que já atingiu a marca de 4,3 milhões de meninas vacinadas. Isso representa 87% do público-alvo da campanha, voltada para a prevenção do câncer de colo do útero.  

A vacina contra o HPV, distribuída gratuitamente pelo SUS, é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País. É o terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal.

Segundo o Ministério da Saúde, cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. O insumo deve ser aplicado com autorização dos pais ou responsáveis e tem eficácia comprovada para jovens que ainda não iniciaram a vida sexual e que, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Após receber todas as doses, a adolescente garante a proteção contra o câncer de colo do útero.

Em Nova Friburgo, a exemplo da etapa anterior, a vacina contra o HPV está disponível no Centro de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 


O que é o HPV?

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. O vírus é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero — terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres. Estimativas indicam que 270 mil mulheres, no mundo, morreram devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos, em decorrência da doença, apenas neste ano. 

A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade