O difícil caminho para o Paraíso

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
O difícil caminho para o Paraíso
O difícil caminho para o Paraíso

Chegar à Chácara do Paraíso é uma missão perigosa. A estrada (RJ-150) — assim como diversas ruas do bairro — está muito esburacada, sendo perigosa tanto para motoristas quanto para pedestres. Mobilidade urbana é a reclamação geral do bairro.

As poucas calçadas do bairro são estreitas em sua maioria, obrigando pedestres a andarem nas ruas, disputando lugar com os carros. A quantidade de ônibus também é motivo de reclamação dos moradores da Chácara do Paraíso, que precisam esperar, às vezes, quase uma hora para a condução chegar.

Vias sem calçamento são muito comuns na Chácara do Paraíso. São estradas de terra que dificultam o trânsito tanto de pedestres quanto de carros, transformando as ruas em verdadeiros lamaçais que causam, entre outros problemas, o atolamento dos veículos. Os calçamentos irregulares também são motivos de queixa dos motoristas, que têm problemas que vão da danificação de seus carros até acidentes graves.


RECURSOS EM FALTA

O atendimento a recursos básicos como iluminação, esgoto e saúde é motivo de reclamação dos moradores. Sílvio Moraes, comerciante há 15 anos no bairro, reclamou que paga o imposto de luz tanto de sua residência quanto de seu estabelecimento e que o serviço de iluminação é precário. Segundo o morador, na via onde trabalha, a Rua Frutuoso da Silva, houve uma queda de barreira em 2007 que até hoje não foi reparada, atrapalhando, inclusive, a passagem dos ônibus.

Apesar de ser um bairro bonito, com belas casas e condomínios, ainda há muitos serviços em falta na localidade. Segundo uma moradora, a Chácara do Paraíso "é um bairro esquecido, não tem uma casa lotérica, nem bancos ou um posto de saúde, somente um hospital particular”.

A creche do bairro também está deixando a desejar, segundo depoimento de uma funcionária de uma padaria da localidade. A entrevistada diz que a creche está pequena, que não comporta o número de crianças do bairro e que é preciso aumentá-la. Além disso, a atendente também reclamou da falta de policiamento na rua e do estado da pracinha do bairro.

Brinquedos em péssimo estado, com pregos expostos, arriscando a segurança das crianças e também equipamento de ginástica descoberto, ocasionando exposição ao clima e a temperatura, o que resulta em uma danificação em tempo menor, podem ser vistos no parquinho, que parece abandonado. Um outro parque menor, em outro lugar do bairro, aparece em condições piores, com os brinquedos fixados na terra e muito mal cuidados.

 

Poste no meio da calçada obriga morador a caminhar no estreito acostamento

 Sem acostamento, pedestre é obrigado a andar dentro da pista,

na estrada que liga o Centro à Chácara do Paraíso


APESAR DE TUDO, HÁ QUALIDADES

Uma unanimidade entre os moradores entrevistados pela reportagem de A VOZ DA SERRA é que Chácara do Paraíso é um bom lugar para se morar, apesar dos problemas. Os moradores elogiaram a coleta de lixo, que ocorre três vezes na semana, às segundas, quartas e sextas, e a tranquilidade do bairro onde, raramente, ouvem falar de crimes ou tráfico de drogas. Porém, ainda pedem que haja mais atenção pelos órgãos responsáveis pelo bairro.


Matéria produzida pelo estagiário Lucas Vieira sob supervisão da chefia de redação

Estrada esburacada prejudica o trânsito e a integridade dos veículos  

Segundo morador, nenhuma solução foi feita em relação à barreira caída na Rua Frutuoso da Silva 

Segundo uma moradora: "é um bairro esquecido, não tem uma casa lotérica, nem bancos ou um posto de saúde"

Pregos expostos nos brinquedos são um grande perigo para as crianças


Um outro parquinho do bairro, à beira de uma via de trânsito, tem brinquedos em péssimo estado e fixados na areia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade