Raiva em bovinos e equinos: entenda os sintomas e saiba como proceder em caso de contágio

terça-feira, 26 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Doença muito comum e conhecida, a raiva, além de cães e gatos, é também uma das principais causas de morte de bovinos e equinos em todo o país. Ela é causada por um vírus e transmitida pela mordedura de animais doentes e portadores, principalmente morcegos. Uma das piores características dessa doença é o fato de ela ser imprevisível, ou seja, quando os sintomas são notados, muitas vezes, grande parte dos animais já foi contaminada e, geralmente, é difícil controlar e recuperar o rebanho infectado.

O morcego hematófago — que se alimenta de sangue — é o mais eficiente nessa disseminação porque age na calada da noite enquanto os animais dormem. Além disso, os morcegos são altamente eficientes na sua perpetuação e reprodução, mantendo sua população sempre muito numerosa quando não devidamente controlada. Ao sugar o sangue dos cavalos e bois para sua alimentação de rotina podem contrair o vírus de algum animal infectado, disseminando entre eles e os outros animais que forem sendo sugados em seguida. Há também a possibilidades do contágio direto com o homem. Se entrar em contato com a saliva ou placenta, liquido amniótico, sangue e demais secreções, este poderá ser contaminado. Até mesmo restos de animais mortos por causa de raiva podem transmitir a doença.

Entre os principais sintomas da raiva em bovinos e equinos estão agitação, agressividade, salivação abundante, falta de apetite, andar cambaleante, dificuldade de deglutição e respiratórias, tremor muscular e paralisia. 

O veterinário Gustavo Braune alerta que depois de atingido o sistema nervoso central não há mais intervenção possível para tratar da doença, que geralmente tem um ciclo de duas a quatro semanas. "O criador que observar sintomas da doença em sua criação deve isolar imediatamente os animais suspeitos. Os locais potencialmente infectados devem passar por desinfecção química e/ou através do fogo, maçaricos ou vassouras de fogo”, completou.

Gustavo explica ainda que a partir do fim da imunização passiva feita da mãe para o feto, que vai até cerca de 30 dias após o nascimento, é prudente promover a vacinação do animal — que deve ser repetida anualmente — para que não haja risco de contágio. A vacina deve ser aplicada por um médico veterinário ou por um técnico agrícola capacitado. Gustavo alerta também sobre o local ideal para a aplicação. "A injeção deve ser dada em uma região de abundante musculatura do animal; na tábua do pescoço ou na garupa, porque é fundamental que seja feita profundamente no músculo. Por isso, é completamente contraindicado o uso de pistolas automáticas que são eficiente para aplicação subcutânea”, acrescentou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em Nova Friburgo, assim como em cidades vizinhas como Bom Jardim, já foram registrados alguns casos da raiva em bovinos e equinos e, por isso, os criadores desses animais devem ficar atentos para o risco de contaminação do rebanho. 

É o que alerta o médico veterinário Luiz Fernando Bonin Freitas, da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural. "Nova Friburgo é uma região com muitas pedreiras e esses locais acabam sendo ideais para os morcegos viverem. Por isso, os criadores devem manter os animais imunizados. Sem a vacinação, os animais podem pegar a doença e expor outros animais, e até mesmo pessoas, ao risco de contaminação.”

Os criadores que notarem os sintomas em seu rebanho, além da vacinação, devem entrar em contato com o Núcleo de Defesa Sanitária Animal de Nova Friburgo (NDA-NF), de forma a obter instruções sobre como proceder em caso de infecção dos animais. 

A vacina antirrábica pode ser adquirida em estabelecimentos autorizados. Após a compra, o medicamento deve ser conservado em gelo até a aplicação no animal.

Vale destacar ainda que a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural está à disposição para eventuais esclarecimentos através dos telefones (22) 2525-9228 e 2523-5877. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito também pelo NDA-NF através do telefone (22) 2527-5723. O Núcleo de Defesa Sanitária Animal de Nova Friburgo está localizado na Rua Euclides Solon Pontes 30, Centro. 


Matéria realizada pela estagiária Dayane Emrich sob supervisão da chefia de redação


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade