Diocese tem novo vigário geral

segunda-feira, 25 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Diocese tem novo vigário geral
Diocese tem novo vigário geral

O bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, anunciou na sexta-feira, 22, o nome do novo vigário geral da diocese. Trata-se do padre Marcus Vinícius Brito de Macedo, que substituirá o padre Alex de Paiva Ribeiro. 

De acordo com o Direito da Igreja, o bispo diocesano deve nomear um vigário geral para ajudar no governo da diocese. Em virtude de seu ofício, o vigário geral exerce o poder executivo que, por direito, pertence ao bispo, para praticar todos os atos administrativos, exceto aqueles que o prelado tenha reservado a si, ou que pelo Direito necessite de mandato especial.

Trata-se de um serviço de governo ao trabalhar em comunhão com o bispo e os demais vigários episcopais, no favorecimento da unidade e crescimento da diocese. Para essa função estão habilitados, segundo o cânon 478 do Código de Direito Canônico, os sacerdotes com pelo menos 30 anos, doutores ou licenciados em direito canônico ou teologia, ou pelo menos verdadeiramente peritos nessas disciplinas, recomendadas pela sã doutrina, probidade, prudência e experiência no trato das questões. Cabe ao vigário geral coordenar os labores da Cúria Diocesana para que estas estruturas estejam a serviço do bem e com a atenção sempre voltada para o fim espiritual do trabalho.

O padre Marcus Vinicius já ocupou, entre outros, os cargos de vice-chanceler da Diocese de Nova Friburgo; diretor de estudos e professor do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, diretor espiritual do seminário, coordenador diocesano da Pastoral Universitária, vice-reitor do seminário e secretário interino do gabinete episcopal (2010). Ele é o pároco da Catedral São João Batista, de Nova Friburgo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade