SUS oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

segunda-feira, 25 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo afeta uma em cada três pessoas em todo o planeta. Ainda segundo a OMS, cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano pelo uso do cigarro. O pneumologista da área de divisão de controle de tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Meirelles, explica que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar.

"São reuniões semanais no primeiro mês, depois, no segundo mês passam a ser quinzenais, e depois mensais para a prevenção da recaída. Durante o tratamento, que é exatamente fazer com que a pessoa mude seu comportamento, mude seu pensamento e relação com o cigarro, ela pode receber medicamentos, que têm a função de diminuir a dependência da nicotina”.

Além de causar danos à saúde, o pneumologista Ricardo Meirelles explica ainda que o cigarro também prejudica as pessoas que não fumam, mas convivem com tabagistas. "Se você entra em um ambiente esfumaçado, em pouco tempo pode ter uma rinite alérgica, espirro, conjuntivite. Pode, com a fumaça, entrar em uma crise de asma por estar perto de pessoas fumando, tosse e até falta de ar mesmo. Se ela conviver durante algum tempo em ambiente fechado essa pessoa aumenta o risco de adoecimento, aumenta o risco de câncer de pulmão em 30%”.

O Brasil conta com mais de três mil unidades básicas de saúde que oferecem o tratamento gratuito contra o tabagismo, que inclui apoio psicológico e uso de medicamentos. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

TRATAMENTO NAS UBS - A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde desenvolve as ações do Programa de Controle do Tabagismo, seguindo as diretrizes do Inca (Ministério da Saúde). O programa tem como foco atender os usuários do SUS que queiram abandonar o uso do cigarro e criar estratégias de promoção da saúde que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis, contribuindo para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas.

O atendimento dos pacientes tabagistas é realizado nas unidades básicas de saúde (UBS), em grupos coordenados por profissionais capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. O tratamento é baseado na abordagem cognitivo-comportamental e utilização de medicamentos quando necessário.  

O fumante pode procurar atendimento nas policlínicas Centro (Suspiro) e Norte (Conselheiro Paulino), posto Tunney Kassuga (Olaria), UBS São Geraldo e Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Centenário. Em breve será prestado atendimento nas ESFs de Riograndina, São Pedro da Serra e Mury, onde os pacientes se sentirão acolhidos e apoiados por profissionais de saúde capacitados em sua decisão de parar de fumar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade