Prefeitura reavalia condição de agentes de trânsito

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura reavalia condição de agentes de trânsito
Prefeitura reavalia condição de agentes de trânsito

O prefeito Rogério Cabral recebeu, na manhã de segunda-feira, 18, representantes dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana. Também estiveram presentes ao encontro o secretário de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, Juvenal Condack; o procurador geral do município, Rômulo Colly; o próprio secretário da pasta, coronel Hudson de Aguiar, além dos vereadores Jacutinga, Francisco Barros, Marcelo Verly, Alexandre Cruz, Christiano Huguenin e Vanderléia Lima. Na pauta da reunião, a reivindicação dos agentes de que sejam incluídos no plano de carreira preliminar aprovado para fiscais ligados à arrecadação no quadro municipal, em fevereiro deste ano.

Ao longo dos debates amadureceu a sensação de que a lei em questão nasceu com vícios, uma vez que a redação não restringe os benefícios a fiscais da Fazenda, vinculados à arrecadação de impostos, cujo pagamento é compulsório. Em vez disso, ao estender os benefícios a fiscais de ilícitos, como os do Procon, passa a haver a possibilidade de equiparação, uma vez que existem paralelos diretos em relação à função desempenhada pelos agentes de trânsito da antiga Autran.

A esse respeito, uma argumentação específica por parte dos agentes motivou o pedido do prefeito Rogério Cabral para que a procuradoria geral do município faça nova avaliação sobre o caso, de modo a emitir parecer no próximo encontro agendado para a primeira semana de setembro. Em resumo, os agentes alegaram que o parecer da subprocuradoria estabelece como funções dos profissionais de trânsito "atravessar criança em frente às escolas, intervenção semafórica e auxiliar em obras e outros eventos”, e que "se isso for verdade, e nós não temos o cunho fiscalizatório nem podemos lavrar um auto de infração e aplicar as penalidades que o artigo 24 prevê, então os munícipes têm direito a receber o reembolso das multas aplicadas desde 1998”.

Desde que anunciaram estado de greve, os agentes passaram a atuar com rigor muito maior nas ruas do município, chegando a aplicar aproximadamente mil multas em apenas quatro dias. Questionados a esse respeito, os funcionários lembraram a existência do ato discricionário, que os permite avaliar os procedimentos a serem adotados diante de diversas situações. "A negociação está caminhando, e nós vamos agir como sempre agimos. Não somos uma indústria de multas, e vamos continuar agindo com bom senso”, afirmou um dos agentes. "Nós não iríamos levar adiante essa reivindicação se não tivéssemos encontrado sólido amparo em diversas consultas jurídicas preliminares”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade