EDITORIAL - Leitor atento

terça-feira, 19 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
EDITORIAL - Leitor atento
EDITORIAL - Leitor atento

TEM SIDO muito proveitosa a participação dos leitores de A VOZ DA SERRA em coluna dedicada especialmente a eles. A seção Voz dos Leitores é um canal de comunicação do jornal com a comunidade e temos obtido, com ela, preciosos pontos de vista, comentários, críticas e sugestões para a melhoria de Nova Friburgo. É a contribuição do jornal para estender a comunicação com a nossa comunidade e estamos bastante satisfeitos por isto.

NA EDIÇÃO de ontem, o leitor Mario de Macedo Cristino mostrou muito bem como é importante a opinião e o quão ligada está a população quanto a assuntos de interesse geral. Fez elogios ao Ponto de Vista de sábado, escrito pelo professor Fernando Cavalcante acerca do lixo e das medidas necessárias para se conviver com este "mal necessário”, fruto em grande parte do exagerado consumismo da nossa sociedade. 

O BRASIL deu um passo importante em sua política ambiental, ao criar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada há quatro anos pelo presidente Lula. Com a lei, o Brasil passou a ter um marco regulatório na área de resíduos sólidos. A lei faz a distinção entre resíduo, que pode ser reaproveitado ou reciclado, e rejeito, que não é passível de reaproveitamento. A lei se refere a todo tipo de resíduo.

A LEI, cujo projeto tramitou por mais de 20 anos no Congresso Nacional até que fosse aprovada, estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo. A legislação também determina que as pessoas façam a separação doméstico nas cidades onde há coleta seletiva. Catadores e a indústria de reciclagem receberão incentivos da União.

OS AVANÇOS da política ambiental brasileira beneficiam de fato Nova Friburgo, incentivando a um maior cuidado com o rico patrimônio natural que o município possui. O cuidado com o lixo é uma extensão da preocupação da sociedade com a melhoria da qualidade de vida, com a alarmante situação ambiental em todo o planeta e com a preocupação de deixar um mundo melhor para os nossos sucessores.

O LIXO reciclado em Nova Friburgo ainda está distante das atitudes ecologicamente corretas sonhadas por todos. Por questões diversas, da falta de interesse individual à coleta seletiva por todos os bairros, o município, quatro anos a promulgação da lei, ainda não se adequou à nova prática. Para uma cidade com fortes vocações turísticas e ecológicas, tal atitude, se adotada, ampliaria ainda mais a imagem de Friburgo por sua qualidade de vida. 

CADA cidadão, friburguense ou não, libera em média 7 toneladas-ano de gás carbônico, de acordo com as estatísticas da ONU. Para compensar a emissão, deveria plantar, cada um, 38 árvores. Por tudo isso, e muito mais, somos responsáveis pelas alterações climáticas do planeta. Buscar uma saída envolve, portanto, toda a comunidade.

A PARTIR da educação ambiental, pode-se colaborar bastante para esta tomada de consciência. Porém, cabe aos governantes a tarefa de liderar esta mudança, oferecendo alternativas que beneficiem a população, ao tempo em que cria mecanismos mais eficientes de proteção ambiental. É uma tarefa para agora, que dura para sempre.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade